Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Placa de veículo perdida

Placas de veículos perdidas, o que fazer?

QUEM PERDEU

Primeiro entre em contato com o órgão de trânsito do seu município para ver se ela não foi encontrada e entregue à Prefeitura. Na Capital, ligue para a EPTC, discando o número 118.

Se confirmado que a placa do seu veículo tenha sido perdida, extraviada, roubada ou furtada, será necessária a substituição. Por segurança, registre a ocorrência junto à Policia Civil.

Se o veículo ainda utilizava o modelo antigo (placa cinza), será obrigatória a mudança para a placa padrão Mercosul. Para fazer, basta seguir o passo a passo do serviço Troca de placas. Isso porque desde 17/12/2018, quando foi implantado o novo sistema de identificação de veículos no RS, não existem mais fábricas das antigas placas cinza no Estado.

Para quem já tem a nova placa Mercosul, a orientação é:
- emitir no site do DetranRS a “Solicitação de Vistoria", para veículos registrados no RS;

- dirigir-se ao CRVA para realizar o processo de autorização para fabricação de placas e pague a taxa por meio dos bancos conveniados.

- no CRVA será realizada uma vistoria e posteriormente emitida a autorização.

- de posse da autorização, dirija-se a uma EPIV (Estampadora de Placa de Identificação Veicular) para confecção da(s) placa(s), e certifique-se da sua correta colocação no veículo autorizado.

Circular em via pública sem qualquer das placas de identificação é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH e apreensão do veículo.

Para mais informações, clique no link: Placas padrão Mercosul.

QUEM ACHOU

Algumas Prefeituras recolhem para devolver ao proprietário do veículo. Entre em contato com o órgão de trânsito do seu Município e busque informações.

Quem estiver em Porto Alegre e quiser entregar uma placa encontrada, pode procurar um agente da EPTC, ou ir até a rua João Neves da Fontoura, nº 7, em dias úteis, das 9h às 16h.

DetranRS - em defesa da vida