Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Peça Legal RS

Card da marca do programa Peca Legal RS

Mais segurança e confiabilidade

O site oficial “Peça Legal” possibilita a consulta de peças usadas disponíveis para compra nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) credenciados. A ferramenta de busca reúne o estoque cadastrado e permite pesquisas por tipo de veículo (carros, motos, caminhões, ônibus e outros), pelo nome da peça que o cidadão procura e também pelo modelo de veículo. O serviço pode ser acessado diretamente no endereço http://pecalegal.detran.rs.gov.br.


As peças comercializadas por estes estabelecimentos têm rastreabilidade de origem e respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais para a sua seleção. Além disso, adquirindo peças usadas com garantia de procedência lícita, o cidadão contribui diretamente para a queda dos índices de furto e roubo de veículos com fins de desmanche, pois as peças disponíveis nos CDVs têm origem legal comprovada.

Regularização do desmanches
O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado do Brasil a credenciar as empresas de desmanches. O processo para regularizar as atividades de desmanches, comércio de peças usadas e reciclagem de sucata veicular iniciou-se em março de 2011. O efetivo credenciamento se concretizou em 2015. O sistema estadual de desmanches também tem o objetivo coibir furtos e roubos de veículos.

DetranRS - em defesa da vida