Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Licenciar veículo

Descrição

Para o licenciamento anual do seu veículo é necessário quitar: 

  1. IPVA: é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, uma arrecadação de competência da Secretaria Estadual da Fazenda. Consulte o site próprio para esclarecer dúvidas sobre pagamentos, calendário de datas de vencimento, descontos e outros serviços.
  2. Taxa de licenciamento anual: recolhida pelo DetranRS para cobrir os custos de processamento e geração do documento na versão eletrônica, o CRLV-e (que pode ser impresso em folha branca comum.
  3.  Eventuais multas vencidas.
  4. Seguro Obrigatório DPVAT: não há cobrança, já que o valor da tarifa para 2024 é ZERO para todas as categorias de veículos. A administração do DPVAT foi realizada pela Seguradora Líder até 2020. A partir de 2021, a gestão ficou a cargo da Caixa Econômica Federal (Caixa). Consulte o site da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para mais informações.

IMPORTANTE: quem antecipar os pagamentos do licenciamento do ano seguinte em dezembro só tem o documento atualizado nas plataformas digitais depois da virada do ano, portanto, a partir de janeiro. 

Etapas para realização do serviço

  1. Verifique a situação do licenciamento e os valores a pagar para o seu veículo no link Consulta de Veículos.
  2. Efetue o pagamento de todos os encargos por meio de um dos bancos conveniados, informando a placa e o número do Renavam (constam no documento); ou via Pix.
  3. Aguarde a confirmação do licenciamento no sistema do DetranRS. 
  4. Imprima o seu CRLV (veja aqui como fazer), ou utilize o CRLV Digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (saiba mais aqui).

Prazo

A data limite para quitação dos débitos varia conforme o dígito final da placa do veículo:


Após a regularização de todas as pendências, o processamento do licenciamento no sistema do DetranRS pode ocorrer em até 1 dia útil.

No caso de débito de IPVA em Dívida Ativa, o processamento do licenciamento pode ocorrer em até 3 dias úteis.


ATENÇÃO PROPRIETÁRIOS COM LICENCIAMENTO 2023 ATRASADO

Se o veículo não foi licenciado em 2023 e você quitou esse débito agora, após a compensação do pagamento em Dívida Ativa será possível requer a atualização do documento CRLV 2023, via Central de Serviços do DetranRS, até o vencimento do prazo de licenciamento 2024. Acesse os dados do seu veículo e procure pelo botão verde que possui o texto "Requerer o documento de licenciamento 2023".

IMPORTANTE: Para atualização do documento CRLV para 2024, em momento posterior, será necessário quitar novamente a taxa de licenciamento.

Caso não consiga requerer o documento pela Central de Serviços, também é possível solicitar a emissão do CRLVe 2023 em qualquer CRVA - Centro de Registro de Veículos Automotores - do Rio Grande do Sul.

Quanto custa?

Os valores das obrigações variam de acordo com o veículo. Consulte só o IPVA aqui, ou todos valores para o seu veículo neste link.

Onde pagar?

O pagamento de débitos de veículos registrados no estado do Rio Grande do Sul pode ser feito por meio de:


1) bancos conveniados: 

  • BANRISUL (inclusive para não correntistas no caixa, correspondentes bancários e Banripontos)
  • SICREDI (inclusive para não correntistas no caixa)
  • SICOOB (inclusive para não correntistas no caixa)
  • Lotéricas da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (inclusive para não correntistas nas casas lotéricas)
  • BANCO DO BRASIL (não correntistas pelo www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento Whastapp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários)
  • BRADESCO (somente para correntistas – canais de autoatendimento)


2) por Pix de qualquer instituição financeira, de qualquer pessoa (não precisa ser o proprietário), basta gerar o código de pagamento via Central de Serviços do DetranRS (clique aqui e gere o código).




3) uma instituição financeira autorizada pelo DetranRS, na modalidade da contratação de um empréstimo/financiamento, sobre o qual incidirão tarifas e juros. A lista dessas empresas está no site www.detran.rs.gov.br > Menu veículos > Financiamento de débitos do veículo com cartão.

DetranRS - em defesa da vida