Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Licenciamento de veículo

O que é?

O licenciamento anual do seu veículo é composto de: 

  1. IPVA: é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, uma arrecadação de competência da Secretaria Estadual da Fazenda. Consulte o site próprio para esclarecer dúvidas sobre pagamentos, calendário de datas de vencimento, descontos e outros serviços.
  2. Seguro Obrigatório DPVAT: o valor da tarifa para 2022 é ZERO para todas as categorias de veículos. A administração do DPVAT foi realizada pela Seguradora Líder até 2020. A partir de 2021, a gestão ficou a cargo da Caixa Econômica Federal (Caixa). Consulte o site da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para mais informações.
  3. Taxa de licenciamento anual: recolhida pelo DetranRS para cobrir os custos de processamento e geração do documento na versão eletrônica, o CRLV-e (que pode ser impresso em folha branca comum.
  4.  Eventuais multas vencidas.

IMPORTANTE: quem antecipar os pagamentos do licenciamento 2022 em dezembro só terá o documento atualizado nas plataformas digitais depois da virada do ano, portanto, a partir de janeiro. 

Forma de Solicitação

  1. Verifique a situação do licenciamento e os valores a pagar para o seu veículo no link Consulta de Veículos.
  2. Efetue o pagamento de todos os encargos por meio de um dos bancos conveniados, informando a placa e o número do Renavam (constam no documento); ou via Pix.
  3. Aguarde a confirmação do licenciamento no sistema do DetranRS. 
  4. Imprima o seu CRLV (veja aqui como fazer), ou utilize o CRLV Digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (saiba mais aqui).

Prazo

A data limite para quitação dos débitos varia conforme o dígito final da placa do veículo:


Quanto custa?

Os valores das obrigações variam de acordo com o veículo. Consulte os valores para o seu veículo neste link.

Onde pagar?

O pagamento de débitos de veículos registrados no estado do Rio Grande do Sul pode ser feito por meio de:


1) bancos conveniados ao DetranRS: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco ou Sicredi. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (Banco do Brasil), etc; 


2) Pix, sendo necessário gerar o código no aplicativo IPVA RS, ou nos sites oficiais: portal rs.gov.br, do DetranRS ou da Fazenda Estadual


3) uma instituição financeira autorizada pelo DetranRS, na modalidade da contratação de um empréstimo/financiamento, sobre o qual incidirão tarifas e juros. A lista dessas empresas está no site www.detran.rs.gov.br > Menu veículos > Financiamento de débitos do veículo com cartão.

DetranRS - em defesa da vida