Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Licenciamento do veículo

O que é?

O licenciamento anual do seu veículo é composto de: 

  1. IPVA: é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, uma arrecadação de competência da Secretaria Estadual da Fazenda. Consulte o site próprio para esclarecer dúvidas sobre pagamentos, calendário de datas de vencimento, descontos e outros serviços.
  2. Seguro Obrigatório DPVAT: administrado pela Seguradora Líder. Clique aqui para ver o valor correspondente ao seu veículo.
  3. Taxa de licenciamento anual: recolhida pelo DetranRS para cobrir os custos de processamento e geração do documento, seja na versão impressa ou eletrônica.
  4.  Eventuais multas vencidas.



Forma de Solicitação

  1. Verifique a situação do licenciamento e os valores a pagar para o seu veículo no menu Consulta de Veículos.
  2. Efetue o pagamento dos encargos por meio de um dos bancos conveniados, informando a placa e o número do RENAVAM (constam no documento).
  3. Aguarde a entrega do documento (CRLV - Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo) pelo correio. Na Central de Serviços do DetranRS você acompanhar a impressão e a situação de entrega do seu documento. 

Documentos Necessários

Para realizar o pagamento você vai precisar do número da placa e do RENAVAM. Você encontra ambos no documento do veículo (CRLV).

Prazo

O prazo de entrega do documento é de cerca de 15 dias, mas pode variar em épocas de demanda mais intensa. Por isso é importante você se programar para evitar ficar sem documento válido.

Quanto custa?

Os valores das obrigações variam de acordo com o veículo. Consulte os valores para o seu veículo neste link.

Onde pagar?

Por meio de um dos bancos conveniados: Banco do Brasil (clientes BB, inclusive via WhatsApp), Banrisul, Lotéricas da Caixa, Santander, Sicredi ou Bradesco. Clientes podem usar canais de atendimento facilitado, como aplicativos, portais de internet e caixas eletrônicos.

Onde Fazer?

Diretamente com o banco conveniado, informando a placa e o número do RENAVAM do veículo. O documento é entregue pelo correio.

DetranRS - em defesa da vida