Licenciamento de veículo
Descrição
O
licenciamento anual do seu veículo é composto de:
- IPVA: é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, uma arrecadação de competência da Secretaria Estadual da Fazenda. Consulte o site próprio para esclarecer dúvidas sobre pagamentos, calendário de datas de vencimento, descontos e outros serviços.
- Taxa de licenciamento anual: recolhida pelo DetranRS para cobrir os custos de processamento e geração do documento na versão eletrônica, o CRLV-e (que pode ser impresso em folha branca comum.
- Eventuais multas vencidas.
- Seguro Obrigatório DPVAT: não há cobrança, já que o valor da tarifa para 2023 é ZERO para todas as categorias de veículos. A administração do DPVAT foi realizada pela Seguradora Líder até 2020. A partir de 2021, a gestão ficou a cargo da Caixa Econômica Federal (Caixa). Consulte o site da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para mais informações.
IMPORTANTE: quem antecipar os pagamentos do licenciamento 2023 em dezembro só terá o documento atualizado nas plataformas digitais depois da virada do ano, portanto, a partir de janeiro.
Etapas para realização do serviço
- Verifique
a situação do licenciamento e os valores a pagar para o seu veículo no link Consulta de
Veículos.
- Efetue o pagamento de todos os encargos por meio de um dos bancos conveniados, informando a placa e o número do Renavam (constam no documento); ou via Pix.
- Aguarde a confirmação do licenciamento no sistema do DetranRS.
- Imprima o seu CRLV (veja aqui como fazer), ou utilize o CRLV Digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (saiba mais aqui).
Prazo
A data limite para quitação dos débitos varia conforme o dígito final da placa do veículo:
Quanto custa?
Os valores das obrigações variam de acordo
com o veículo. Consulte os valores para o seu veículo neste link.
Onde pagar?
O pagamento de débitos de veículos registrados no estado do Rio Grande do Sul pode ser feito por meio de:
1) bancos conveniados ao DetranRS:
- BANRISUL (inclusive para não correntistas no caixa, correspondentes bancários e Banripontos)
- SICREDI (inclusive para não correntistas no caixa)
- SICOOB (inclusive para não correntistas no caixa)
- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (inclusive para não correntistas nas casas lotéricas)
- BANCO DO BRASIL (não correntistas pelo www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento Whastapp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários)
- BRADESCO (somente para correntistas – canais de autoatendimento)
2) por Pix de qualquer instituição financeira, de qualquer pessoa (não precisa ser o proprietário), basta gerar o código de pagamento via Central de Serviços do DetranRS (clique aqui e veja como fazer).
3) uma instituição financeira autorizada pelo DetranRS, na modalidade da contratação de um empréstimo/financiamento, sobre o qual incidirão tarifas e juros. A lista dessas empresas está no site www.detran.rs.gov.br > Menu veículos > Financiamento de débitos do veículo com cartão.
