Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Vida no Trânsito

vida no transito

O programa analisa os fatores causadores e influenciadores de acidentes fatais. A partir da análise dos acidentes, são desenvolvidas ações educativas para os públicos mais suscetíveis à acidentalidade.

Através de articulações intersetoriais são formados comitês que analisam mortes e lesões graves no trânsito, realizam diagnósticos de problemas locais de acidentalidade e propõe ações estratégicas para fiscalização, educação e engenharia de trânsito.

O DetranRS, juntamente com EPTC, Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, participa do comitê de análise da acidentalidade em Porto Alegre e na elaboração de diagnósticos que vêm contribuindo para a diminuição da acidentalidade na capital Gaúcha. Além disso, promove, para o PVT, cursos destinados ao pedestre idoso, operadores de transporte coletivo e participa da implementação do Programa Motociclista Seguro.

Desde 2017, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, propõe a interiorização do projeto. Quatro municípios já aderiram ao Programa: Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo. Para o ano de 2019, estão previstas as adesões dos municípios de Viamão e Rio Grande.

 

DetranRS - em defesa da vida