Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Direção

DIRETOR- GERAL

Diretor-Geral Adjunto Rafael Mennet
Diretor-Geral Adjunto Rafael Mennet - Foto: DetranRS
DIRETOR-GERAL ADJUNTO
Rafael Rodrigues Mennet

O advogado Rafael Mennet é servidor efetivo da autarquia desde 2013, quando ingressou no cargo de Analista-Direito e atuou na Divisão de Habilitação. Em 2015, tornou-se chefe da Divisão de Contratos, função que exerceu até 2019, quando passou a ser assessor da DG. Rafael também havia sido servidor emergencial do DetranRS entre 2006 e 2009, tendo atuado na Assessoria Jurídica. Essa é a segunda nomeação para o cargo de diretor-geral adjunto do DetranRS. A primeira experiência foi durante o período de 1º/10/2020 até 20/11/2020.

É graduado em Direito pela Uniritter (1998), com especialização em Direito de Trânsito (PUC, 2005), onde formulou trabalho “A Municipalização do Trânsito”. Cursou Gestão Pública na Fundação do Ministério Público e Gestão Estratégica da Inovação, na Unisinos. Foi auditor de norma ISO e avaliador externo de programa internacional de qualidade.

Além da atuação no DetranRS, Rafael foi sócio-diretor da Mennet Advogados entre 1999 e 2012; foi diretor-delegado regional na Fecomércio (2009-2011); vice-presidente (2010-2012) e conselheiro (2007-2009) na subseção de Viamão da OAB/RS; gestor e assessor jurídico da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão (2010-2012); e assessor jurídico do Sindilojas de Viamão (2010-2012) e CDL de Viamão (2012), entre outros trabalhos.

E-mail: dga@detran.rs.gov.br. 

Foto da Diretora Institucional Diza Gonzaga
Diretora Institucional Diza Gonzaga
DIRETORA INSTITUCIONAL
Maria Edi de Moraes Gonzaga

A arquiteta Diza Gonzaga atua na área do trânsito desde 1996. Criou a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga um ano após perder o filho de 18 anos em um acidente. Com o programa Vida Urgente, há mais de 20 anos promove ações de conscientização e educação para o trânsito. A Fundação é reconhecida internacionalmente, tendo recebido diversos prêmios no Brasil e exterior.

É membro fundador da Federación Iberoamericana de Asociaciones de Victimas contra La Violencia Vial, associada à Global Alliance of NGOs Road Safety e, a convite da Organização Mundial da Saúde (OMS), compõe a força-tarefa de constituição da ONG Mundial de Jovens Youth for Road Safety (YOURS). No Brasil, é uma das idealizadoras da Aliança Brasileira de Organizações da Sociedade Civil pela Vida no Trânsito (ABROT).

Foi nomeada para o cargo de diretora institucional do DetranRS em 12/03/2019.

E-maill: di@detran.rs.gov.br. 

Diretor Técnico Fábio dos Santos
Diretor Técnico Fábio dos Santos
DIRETOR TÉCNICO
Fábio Pinheiro dos Santos

Servidor da Autarquia desde 2004, Fábio é mestre em Administração e Negócios pela PUC, na linha de pesquisa Gestão da Informação. Possui especialização em Engenharia de Produção com ênfase em gestão do trânsito e mobilidade urbana pela UFRGS e especialização em Ciências da Computação com ênfase em gerência de projetos de TI pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É formado em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina e também se graduou no Curso Superior de Formação de Oficiais da Brigada Militar.

O novo diretor tem ampla experiência em Gestão e Governança de TIC, assim como Gerenciamento de Projetos em organizações públicas, e foi responsável pela implantação do processo administrativo (PROA) no Estado do Rio Grande do Sul. É pesquisador do Grupo de Pesquisas PUCRS/CNPq Governança e Sociedade Digital - d-GOVS e membro do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul - CGTIC-RS.

O servidor teve passagens pela Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão e pela Secretaria de Modernização e Recursos Humanos. Antes do DetranRS atuou três anos na Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul.

Foi nomeado para o cargo de diretor técnico do DetranRS em 03/04/19.

E-mail: dt@detran.rs.gov.br. 

DAF Marcos Brum Peixoto
DAF Marcos Brum Peixoto - Foto: DetranRS
DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
Marcos Brum Peixoto

Foi nomeado para o cargo de diretor administrativo e financeiro do DetranRS em 10/11/22. O empresário Marcos Peixoto chega ao DetranRS trazendo sua experiência em diversos órgãos da administração pública e também na área empresarial. O político e advogado é o novo diretor administrativo e financeiro da autarquia, ao lado do corpo diretivo.

Natural de Santiago, Peixoto iniciou a carreira como estagiário do curso de Direito na AGERGS e no Ministério Público do RS nos anos de 2000 e 2002. Em 2004, atuou como assessor no gabinete do secretário de Segurança Pública do RS, onde adquiriu amplo conhecimento na área. Em 2006, ingressou no Tribunal de Contas, exercendo atividades na assessoria da vice-presidência. Foi também produtor rural e dirige a empresa SCPB – Sistema de Comunicação Peixoto Brum Ltda.

Na carreira política, foi o vereador mais votado na história no município de Santiago no ano de 2008, chegando à presidência do parlamento, oportunidade em que trabalhou com políticas públicas voltadas para o cidadão. Em 2014, formou-se em Direito pela URI Campus Santiago e, em 2018, assumiu o cargo de diretor da Companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA. Em 2022, foi candidato a deputado federal, ficando na 3ª suplência em seu partido, o Progressistas.

E-mail: daf@detran.rs.gov.br. 

DetranRS - em defesa da vida