Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Direção

Diretor-Geral Enio Bacci
Diretor-Geral Enio Bacci
DIRETOR-GERAL
Enio Egon Bergmann Bacci

Com longa experiência na vida pública, Bacci é formado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com especialização na área de Direito Criminal. Sua carreira pública começou cedo, no movimento estudantil. Natural de Lajeado, foi vereador da cidade. Depois, ocupou a cadeira de deputado federal em Brasília durante cinco mandatos. No ano de 2007, licenciou-se da função para ocupar o cargo de secretário de Segurança Pública do RS durante o governo Yeda Crusius.

Nos últimos quatro anos atuou como deputado estadual representando o Vale do Taquari.

Foi nomeado para o cargo de diretor-geral do DetranRS em 01/03/19.

E-mail de contato para agenda com o diretor-geral: 
dg-agenda@detran.rs.gov.br. 

Diretor-Geral Adjunto Marcelo Soletti
Diretor-Geral Adjunto Marcelo Soletti
DIRETOR-GERAL ADJUNTO
Marcelo Soletti de Oliveira

O advogado Marcelo Soletti teve uma longa carreira na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), acumulando amplo conhecimento na área de trânsito. Entrou na empresa como advogado em 2005. Foi chefe de gabinete, diretor de Operações, secretário municipal de Transportes adjunto e ocupava o cargo de diretor-presidente desde 2017.

Foi conselheiro do Conselho Estadual de Transito (Cetran/RS), membro da Comissão Temática de Esforço Legal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) no biênio 2015/2016 e diretor executivo do Fórum de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).

Graduado pela PUC, tem especialização em Contratos e Responsabilidade Civil pelo IDC, além de MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades pela Uninter.

Foi nomeado para o cargo de diretor -geral adjunto do DetranRS em 01/03/19.

 

Diretora Institucional Diza Gonzaga
Diretora Institucional Diza Gonzaga
DIRETORA INSTITUCIONAL
Maria Edi de Moraes Gonzaga

A arquiteta Diza Gonzaga atua na área do trânsito desde 1996. Criou a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga um ano após perder o filho de 18 anos em um acidente. Com o programa Vida Urgente, há mais de 20 anos promove ações de conscientização e educação para o trânsito, especialmente para jovens. A ONG é reconhecida internacionalmente, tendo recebido diversos prêmios no Brasil e exterior.

É membro fundador da Federación Iberoamericana de Asociaciones de Victimas contra La Violencia Vial, associada à Global Alliance of NGOs Road Safety e, a convite da Organização Mundial da Saúde (OMS), compõe a força-tarefa de constituição da ONG Mundial de Jovens Youth for Road Safety (YOURS). No Brasil, é uma das idealizadoras da Aliança Brasileira de Organizações da Sociedade Civil pela Vida no Trânsito (ABROT).

Foi nomeada para o cargo de diretora institucional do DetranRS em 12/03/2019.



Diretor Técnico Fábio dos Santos
Diretor Técnico Fábio dos Santos
DIRETOR TÉCNICO
Fábio Pinheiro dos Santos

Servidor da Autarquia desde 2004, Fábio é mestre em Administração e Negócios pela PUC, na linha de pesquisa Gestão da Informação. Possui especialização em Engenharia de Produção com ênfase em gestão do trânsito e mobilidade urbana pela UFRGS e especialização em Ciências da Computação com ênfase em gerência de projetos de TI pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É formado em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina e também se graduou no Curso Superior de Formação de Oficiais da Brigada Militar.

O novo diretor tem ampla experiência em Gestão e Governança de TIC, assim como Gerenciamento de Projetos em organizações públicas, e foi responsável pela implantação do processo administrativo (PROA) no Estado do Rio Grande do Sul. É pesquisador do Grupo de Pesquisas PUCRS/CNPq Governança e Sociedade Digital - d-GOVS e membro do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul - CGTIC-RS.

O servidor teve passagens pela Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão e pela Secretaria de Modernização e Recursos Humanos. Antes do DetranRS atuou três anos na Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul.

Foi nomeado para o cargo de diretor técnico do DetranRS em 03/04/19.



DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
Fabiano Manfio (interino)




DetranRS - em defesa da vida