CRLV digital no celular
Descrição
É a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV, documento de porte obrigatório do veículo), gerado por meio do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito.
Agora que o CRLV não é mais impresso em papel-moeda no RS, a versão digital é uma alternativa, mas você também pode imprimir o documento em folha branca comum. Assim como a CNH digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica. O CRLV digital pode ser compartilhado com outras pessoas que utilizam o mesmo veículo, desde que todos tenham instalado, em seus dispositivos móveis, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Pré-Requisitos
- Licenciar o veículo para o ano em exercício.
- Baixar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Serpro, pela Google Play Store ou pela App Store.
- Ter uma conta no portal único gov.br, o que garante segurança na identificação do cidadão para acessar os serviços digitais do governo.
Etapas para realização do serviço
Ao abrir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, será necessário fazer o login com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.
O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que a Carteira Digital for utilizada.
Vencida essa etapa:
- Após o login, selecionar a opção “Veículos”; clicar em incluir e seguir os passos indicados;
- Quem já possui a CNH digital ou "selo de confiabilidade" no gov.br (nível de autenticação comprovado) já terá disponibilizado o CRLV-e em seu smartphone;
- Quem não possui, precisará informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo documento de transferência do veículo, conhecido como DUT);
- O CRLV digital é gerado e fica disponível para visualização/consulta toda a vez que o aplicativo for aberto e for informada a chave de quatro dígitos, mesmo off-line, ou seja, sem internet.
