Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Viagem Segura

Operação Viagem Segura - Fiscalização de trânsito


Por menos mortes no trânsito
A Operação Viagem Segura é um programa do Estado do RS criado em 2011 para enfrentar a acidentalidade no trânsito durante os feriados, principalmente nas rodovias. Adota o formato da cooperação entre órgãos e entidades, potencializando os recursos disponíveis, a exemplo da Balada Segura, instituída no mesmo ano.

Também como a Balada Segura, a Viagem Segura responde às metas estabelecidas pela ONU para a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito – reduzir à metade o número de óbitos no trânsito até 2020. O foco do trabalho é o combate aos principais comportamentos de risco nas estradas: excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, desrespeito à distância de segurança dos demais veículos, não uso de cinto de segurança e iluminação deficiente.

Desde a estreia, no feriado do Dia da República de 2011, já ocorreram quase cem edições da Operação, contabilizando mais de 5,3 milhões de veículos fiscalizados (aproximadamente 80% da frota do RS), 206,1 mil testes de etilômetro realizados e 954,4 mil infrações registradas (sendo 18,8 mil por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro). As blitze realizadas durante as operações recolheram 89,3 mil veículos e apreenderam mais de 24,4 mil CNHs irregulares.

O DetranRS atua como gestor executivo e está encarregado do tratamento técnico dos dados estatísticos e das ações de comunicação. Como fiscalizadores, integram o programa a PRF (nas BRs), o CRBM (nas RS) e a Brigada Militar (nas vias municipais). Outros parceiros diretos são a Polícia Civil e agentes municipais de fiscalização. A Operação Viagem Segura tem ainda como apoiadores ANTT, DNIT, CetranRS, DAER, EGR, Famurs, representantes da sociedade civil organizada, como Lions Club e Instituto Zero Acidente. 

DetranRS - em defesa da vida