Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Paguei o IPVA e não recebi o documento

Como ter acesso ao documento de licenciamento do meu veículo?

Se você quitou o IPVA, assim como todos os débitos para licenciamento anual do seu veículo, o documento será disponibilizado digitalmente ao proprietário do veículo, por meio do aplicativo de celular Carteira Digital de Trânsito (CDT), do Portal do Denatran, ou da Central de Serviços do DetranRS. Desde 31/07/20 o documento de licenciamento do veículo em papel-moeda foi extinto em todo o Brasil, conforme determina a Resolução 788/2019, do Contran.

As alternativas atualmente são:

1)      Impressão do documento em casa > o proprietário do veículo pode imprimir por conta própria o documento diretamente pela internet, por meio da Central de Serviços do DetranRS, do Portal de Serviços do Denatran ou do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais). A impressão deverá ser em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única, e terá total validade jurídica para rodar com o veículo. Clique aqui e veja como fazer.

2)      CRLV digital > tenha o documento do veículo na versão digital no seu celular, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o mesmo da CNH digital). Saiba mais neste link.

3)      Impressão do documento no CRVA > o proprietário do veículo ou o seu representante legal pode ir ao CRVA de sua preferência e solicitar a impressão do documento em folha branca A4, pelo custo de R$ 9,20.

DetranRS - em defesa da vida