Segundo dia de evento em Caxias do Sul traz boas práticas na gestão do trânsito

WRI ministrou oficina técnica sobre medidas moderadoras de tráfego.
WRI ministrou oficina técnica sobre medidas moderadoras de tráfego - Foto: Mariana Tochetto / DetranRS

O segundo dia do I Encontro Regional de Gestão Municipal do Trânsito e Segurança Viária - Região Sul começou com cases de sucesso do município de Joinville com a notificação eletrônica e do Estado do Rio Grande do Sul com a municipalização do trânsito. O evento segue até o final desta quarta-feira (15) no Teatro da Universidade de Caxias do Sul reunindo 200 gestores de trânsito dos três estados da Região Sul. Desde a terça-feira, estão em debate práticas de gestão do trânsito e mobilidade, buscando a qualificação dos órgãos para colocar em prática o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) através dos princípios do Visão Zero, modelo sueco de gestão recomendado pela ONU e adotado pelo Brasil.

O segundo painel abordou cases de sucesso na área de educação para o trânsito. Detrans do Paraná e Rio Grande do Sul e municípios de Blumenau e Caxias trouxeram suas experiências. No fim da manhã, o tema foi parcerias com Universidades, contando os cases do programa Vida no Trânsito em Porto Alegre e do Nuitran (Núcleo Universitário Interdisciplinar de Trânsito da UFRGS). Ambas iniciativas reúnem pesquisadores e agentes públicos, unindo conhecimento prático e teórico para propor políticas de trânsito mais eficientes.

Na parte da tarde, Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e WRI (World Resources Institute, instituto de pesquisa com atuação em cidades, florestas e clima) apresentaram o modelo de rua completa na Capital e os benefícios da mobilidade ativa para as cidades. Para concluir, os coordenadores da Senatran Marcela Laiz e Daniel Mariz fizeram o fechamento do evento ressaltando a importância dos contatos e trocas de experiências feitos no evento e que poderão avançar. “O objetivo é manter esses eventos para estreitar as relações da Secretaria com os municípios”, declarou Marcela.

Paralelamente aos painéis no salão principal, ocorreram oficinas técnicas sobre medidas moderadoras de tráfego e ruas completas, com a WRI Brasil; identificação de pontos críticos e Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito) com a Polícia Rodoviária Federal.

Sobre o evento
A promoção dos encontros regionais de Gestão Municipal do Trânsito e Segurança Viária é da Senatran, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), prefeituras (Caxias do Sul nesta primeira edição), com o apoio dos Conselhos e Departamentos Estaduais de Trânsito.

O vídeo da transmissão está disponível no canal da Polícia Rodoviária Federal no YouTube, acessível pelo link https://www.youtube.com/PRFBrasil.