Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Placa de veículo padrão Mercosul

Como eu faço a placa padrão Mercosul?

O DetranRS implementou as placas veiculares padrão Mercosul em 17/12/2018. Na data, os Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do estado estiveram fechados, à disposição do DetranRS para o projeto piloto.

Os CRVAs iniciaram o atendimento ao público para emplacamento da frota gaúcha com a nova placa em 18/12/2018. Desde então não existe mais a produção de placa cinza em todo o território estadual. 

Até o dia 26/08/19, precisam colocar a placa Mercosul os veículos novos (1º emplacamento), veículos em processo de transferência de município ou de propriedade, veículos em mudança de categoria; e ainda, aqueles que tiverem necessidade de substituição das placas, como avarias, perdas e furtos. Os demais veículos não terão data-limite para adaptação e poderão circular com as placas atuais (placa cinza) normalmente.

A partir de 27/08/19 não será mais exigida a troca da placa para transferências de propriedade dentro de um mesmo município. A nova placa será obrigatória apenas: na substituição em decorrência de mudança de categoria do veículo (troca de cor da placa), furto, extravio, roubo ou dano; nas mudanças de município ou Estado; ou, ainda, quando houver a necessidade de instalação da segunda placa traseira. Em resumo, será exigida a placa padrão Mercosul somente nos casos em que é necessária a fabricação de uma nova placa ou troca da tarjeta.

O procedimento para emplacamento sempre começa e termina no CRVA. Com a autorização para confecção da placa em mãos, o proprietário do veículo deve procurar uma das empresas estampadoras credenciadas ao Denatran e solicitar a placa. A listagem das empresas credenciadas ao Denatran, homologadas pelo Serpro e cadastradas no DetranRS estará disponível no site www.detran.rs.gov.br > Veículos > Placas padrão Mercosul.

DetranRS - em defesa da vida