Operação Desmanche vistoria três estabelecimentos na Capital e apreende 45 toneladas de sucata automotiva

Foto diurna, tirada no pátio de um desmanche irregular, que mostra sucatas de veículos
A Operação Desmanche é uma das estratégias integradas de combate ao crime e o DetranRS tem papel fundamental neste processo - Foto: Divulgação/SSP

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) realizou na manhã desta quarta-feira (15/03), a 108º Operação Desmanche na Capital. Foram vistoriados três estabelecimentos no bairro Rubem Berta. A operação resultou na apreensão de quatro veículos em situação de furto e roubo, além do recolhimento de 45 toneladas de sucata automotiva sem procedência. Duas pessoas foram presas.

A Operação Desmanche é uma das estratégias integradas desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o combater ao crime organizado dentro das diretrizes do Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública (RS Seguro). Desde a criação do RS Seguro a redução em roubos de veículos é constante. A força-tarefa atua a partir de dados estatísticos de furto e roubo de veículos, bem como no trabalho dos setores de inteligência das instituições vinculadas e por meio de denúncias encaminhadas por cidadãos.

A ação coordenada pela SSP é integrada com as suas vinculadas, em parceria com a empresa Gerdau, que recolhe e recicla a sucata automotiva.O DetranRS tem papel fundamental na força-tarefa, participa de todas as edições dando suporte à polícia administrativa, verificando se o desmanche é credenciado ou não, acompanhando o recolhimento das sucatas e o encaminhamento à reciclagem, bem como fazendo toda a gestão dos processos administrativos.

Leia a matéria completa no site da Secretaria da Segurança Pública.