Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Força-tarefa dos desmanches apreende sucata automotiva em São Leopoldo

Publicação:

Foto horizontal colorida mostra tres homens e duas mulheres uniformizados conversando em roda tendo ao fundo caminhões e guinchos
Além de não estar em conformidade com a Lei dos Desmanches, o estabelecimento apresentava risco de dano ambiental - Foto: Divulgação SSP

A Força-Tarefa dos Desmanches, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), vistoriou um estabelecimento em São Leopoldo nesta quarta-feira (17/5). O local foi interditado e a quantidade de sucata apreendida pode superar 30 toneladas. A ação faz parte da edição número 115 da Operação.

Além de não estar em conformidade com a Lei dos Desmanches, o estabelecimento apresentava risco de dano ambiental. Toda sucata recolhida será encaminhada para a reciclagem na empresa Gerdau, parceira da SSP na força-tarefa.

O coordenador da ação, major Jefferson Eroni Gonçalves, apontou a importância da força-tarefa para tirar de circulação peças irregulares. “Além de coibir os crimes de receptação e comercialização irregular, nos estabelecimentos vistoriados sempre identificamos risco de dano ambiental, o que reforça a importância da ação para a sociedade”, enfatizou.

A Força-Tarefa dos Desmanches foi criada em 2016 faz parte das políticas públicas que coíbem a venda de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações. O trabalho é coordenado pela SSP em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar, CEEE Equatorial, além da empresa Gerdau, parceira no recolhimento da sucata.

Durante este período, foram realizadas 115 edições, visitados 65 municípios, 162 desmanches interditados, 91 presos em flagrante, e mais de 8 mil toneladas de sucatas apreendidas. No período foram aplicados R$ 1.355.993,72 em multas.

Texto: Lurdinha Matos (Ascom SSP)

DetranRS - em defesa da vida