Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em Viamão, DetranRS e forças de segurança interditam 145° desmanche irregular

Publicação:

Força-tarefa é uma ação integrada entre órgãos da Segurança Pública estadual
DetranRS é parte da ação integrada entre órgãos da Segurança Pública estadual - Foto: Divulgação DetranRS

Nessa terça-feira gelada de junho (29/6), o DetranRS, dentro da força-tarefa coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) com as vinculadas da pasta, atuou na interdição de mais um estabelecimento irregular na 97° edição da Operação Desmanche. A empresa, que funcionava na Estrada Caminho do Meio, em Viamão, foi multada pelo DetranRS e teve as portas lacradas. A operação ainda recolheu mais de 50 toneladas de sucata.

Esse é o 145° desmanche irregular autuado pelo DetranRS desde a entrada em vigor da Lei Federal dos Desmanches, em 2016, que deu aos órgãos estaduais de trânsito a tarefa de credenciar as empresas aptas e atuar como polícia administrativa na fiscalização dos irregulares, multando, interditando e acompanhando a destinação do material sem origem comprovada para a reciclagem.

Coordenada pelo Departamento de Inteligência da Segurança Pública (Disp) da SSP, a ação integrada dessa manhã mobilizou agentes da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e DetranRS.

Para o coordenador da força-tarefa no DetranRS, Carlos Barth, além da segurança pública, a operação tem uma importante atuação na área ambiental, já que sucatas e fluidos podem poluir o solo, água de rios próximos e afetar a fauna local. "Já flagramos diversos crimes ambientais nas operações. Dos Centros de Desmanches de Veículos (CDVs) exigimos descontaminação e solo em concreto no local da desmontagem.

Desde 2016, quando foi criada, a Operação Desmanche aprimorou o combate à receptação e ao desmonte de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares que vendem peças sem origem identificada continuem em funcionamento. Até hoje, a ofensiva já visitou 57 municípios, realizou 73 prisões, interditou 145 estabelecimentos e apreendeu 7,4 mil toneladas de peças automotivas sem procedência. A força-tarefa é uma das principais políticas públicas para enfrentar o roubo e furto de veículos. O número de ocorrências de roubo de veículos, que em maio do ano passado foi de 719, caiu 47,1%, para 380 registros. É o menor total para o período em toda a série histórica, iniciada em 2002, e apenas quatro casos a mais que a marca mais baixa já verificada no intervalo de um mês desde o início da contabilização – em novembro do ano passado.

Peça legal
Paralelamente a fiscalização, o DetranRS orienta as empresas que buscam a legalidade e credencia as empresas aptas. Todo o estoque é controlado por um sistema informatizado, que vincula a peça a um veículo específico registrado em nota fiscal.

Hoje, já são 428 CDVs (desmanches credenciados no Estado) e mais de oito milhões de peças registradas.

Pessoas que procuram peças usadas com garantia de legalidade e selo de segurança podem contar com uma ferramenta, também desenvolvida pela Autarquia: o site Peça Legal (www.detran.rs.gov.br/pecalegal). Ali é possível filtrar o modelo e ano do veículo e procurar o estabelecimento que disponha da peça procurada.

DetranRS - em defesa da vida