Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Desmanche: 30 toneladas de sucata são apreendidas e um homem é preso em Alvorada

Publicação:

Foto horizontal colorida mostra homem de costas. Ao fundo, se vê carro suspendo por garra.
Operação Desmanche foi realizada em Alvorada e contou com um efetivo de 24 servidores - Foto: Pablo Cardozo/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou, nessa terça-feira (26/3), nova edição da Operação Desmanche no município de Alvorada (RS). Ao longo do dia, a força-tarefa fiscalizou uma oficina mecânica, onde foram apreendidas cerca de 30 toneladas de sucata automotiva. O proprietário foi preso em flagrante por receptação.

A Operação Desmanche foi criada em 2016 e é realizada de forma permanente pela SSP a fim de reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita. Ao combater a venda de peças provenientes de veículos roubados ou furtados, a ação contribui para reduzir, de forma indireta, crimes que tenham como alvo os veículos no Rio Grande do Sul.

No local fiscalizado nesta manhã, foram encontrados veículos em processo de desmanche acondicionados de forma irregular, o que resultou em um auto de infração e em um termo circunstancial ambiental. Também foi localizado um motor furtado, quatro motores com chassi adulterado e uma moto sem placa e com motor de outro veículo. O proprietário do local foi preso e vai responder por receptação.

A força-tarefa é constituída pelas cinco instituições vinculadas da pasta. Hoje, a ação em Alvorada chegou à 138.aedição e contou com um efetivo de 24 servidores, integrantes da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Civil (PC), do Instituto- Geral de Perícias (IGP), do DetranRS e da própria SSP.

Faça a sua parte: denuncie

O alvo da operação realizada esta manhã, em Alvorada, foi determinado pelo serviço de inteligência das forças de segurança. A SSP disponibiliza canais para que o cidadão possa denunciar qualquer atividade irregular. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site da pasta (Denúncia Digital 181). O sigilo é garantido.

Texto: Anna Emília Soares – Ascom SSP

DetranRS - em defesa da vida