Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Carteira Digital de Trânsito vai incluir notificações de vencimento da CNH e recall

Publicação:

Card ilustrativo da nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito
A ideia é que a Carteira Digital de Trânsito funcione como uma interface do cidadão com os serviços de trânsito - Foto: Divulgação Ministério da Infraestrutura

Com informações do Ministério da Infraestrutura 

Depois de disponibilizar o documento de habilitação e o documento do veículo em formato digital, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito traz novas funcionalidades. Agora, o condutor ou proprietário de veículo poderá receber notificações sobre o vencimento da CNH e sobre possíveis chamados de recall do veículo. As novidades foram anunciadas na segunda (18) pelo Ministério da Infraestrutura. O app está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. 

A ideia é que a Carteira Digital de Trânsito funcione como uma interface do cidadão com os serviços de trânsito. Pelo aplicativo, já é possível, por exemplo, consultar o histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), exportar os documentos e consultar infrações. Para 2020, o governo prevê ainda o pagamento de multas pelo aplicativo. 

Com a nova tecnologia, espera-se aumentar o número de proprietários de veículos que atendem aos chamados de recall, aumentando a segurança no trânsito Atualmente, o Denatran possui cerca de 10 milhões de recalls registrados e, em média, apenas 43% desses chamados são atendidos pelos proprietários. 

Rio Grande do Sul

A CNH digital está disponível no Rio Grande do Sul desde dezembro de 2017 e 351,4 mil gaúchos já utilizam o documento no celular. A versão digital do CRLV (documento de licenciamento do veículo) foi lançada no Estado no início de novembro e já conta com 26,4 mil downloads. 

Para ter os documentos no celular, é preciso baixar o aplicativo e fazer um cadastro no portal gov.br. Saiba mais como gerar a CNH digital e o CRLV digital.

DetranRS - em defesa da vida