Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Solicitar CNH definitiva

Como posso solicitar a CNH definitiva?

Depois de ter concluído o período de permissão para dirigir, se você não cometeu infração de natureza grave ou gravíssima, nem foi reincidente em infração média durante a validade da permissão, você está apto para solicitar a CNH definitiva.
 
Para isso, precisa ir a um CFC - Centro de Formação de Condutores, apresentar originais e cópias da sua habilitação ou documento de identidade, CPF (se este não constar na CNH/RG) e comprovante de residência. Depois, solicite a guia de pagamento da taxa de expedição do novo documento, pague por meio de um banco conveniado: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Santander, Sicredi, ou nas Lotéricas da Caixa. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (BB), etc).
Após a compensação bancária do pagamento, aguarde em torno de 5 dias úteis para retirar o documento no CFC, mediante a entrega da permissão para dirigir.
 
Para mais informações sobre CNH definitiva, clique aqui ou procure um Centro de Formação de Condutores (CFC)
DetranRS - em defesa da vida