Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Foto da CNH

Posso sorrir na foto da CNH?

Na verdade, não. O Denatran determina que a fotografia para a CNH obedeça a critérios baseados na tecnologia de reconhecimento facial. Para isso, o candidato/condutor deverá estar com a “boca fechada e sem oclusão”. Isso significa uma expressão facial séria e serena, sem expressões exageradas e inadequadas para o fim, como, por exemplo, caretas, gargalhadas e olhos fechados.

A face deve estar perfeitamente visível, sem cabelos sobre o rosto. O requerente da CNH não pode utilizar bonés, gorros, chapéus ou qualquer outro item de vestuário/acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça. O uso de lenços deve ser evitado, com exceção dos trajes religiosos, ou nos casos em que a falta deste acessório cause algum constrangimento ao indivíduo. São permitidos brincos, desde que não fiquem em destaque na fotografia.

Os candidatos/condutores que usam óculos devem preferencialmente retirá-los. Em casos de extrema necessidade de óculos, estes não podem ter armação grossa ou que obstrua parte dos olhos. As lentes devem ser transparentes (não podem ser coloridas ou escuras) e não podem exibir reflexos.

Casos de restrições físicas ou médicas do requerente, por exemplo, uso de próteses ou órteses, ou ainda casos especiais serão avaliados pontualmente precisarão de autorização do DetranRS.

DetranRS - em defesa da vida