Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Desmanche apreende dois caminhões roubados em Rio Grande

Publicação:

fotografia de um tereno com vegetação rasteira com uma cerca de madeira, onde estão dispostas carcaças de caminhões com sinais de deterioração por exposição. ao tempo. A imagem foi capturada durante um dia nublado.
Sucata automotiva será recolhida e encaminhada para reciclagem - Foto: Divulgação/SSP

POR LURDINHA MATOS/SSP

Dois caminhões em situação de roubo foram retirados do mercado ilegal de peças pela 88ª Operação Desmanche, que vistoriou, pela primeira vez, estabelecimentos em Rio Grande, no Sul do Estado. Dois comércios irregulares foram interditados e o proprietário do local onde estavam os veículos roubados foi preso. Todo material recolhido na ação, realizada nesta terça-feira (15), será encaminhado para reciclagem.

A Operação Desmanche é coordenada pelo Departamento de Inteligência da Segurança Pública (DISP) da SSP e concentra a integração de forças com agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Civil, da Brigada Militar (BM) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). A ofensiva já passou por 50 municípios e interditou 139 estabelecimentos irregulares desde seu início, em fevereiro de 2016.

A força-tarefa também já recolheu quase 7 mil toneladas de sucata automotiva que foram encaminhadas para a reciclagem. Esses materiais, antes irregulares, se tornaram vergalhões usados em construção, pregos, chapas e até mesmo hélices para produção de energia eólica, entre outros objetos.

88ª Operação Desmanche88ª Operação Desmanche - Foto: Divulgação/SSP

Ampliação dos CDVs no Estado

As operações contra os desmanches irregulares no Estado ainda resultaram na redução dos índices de furto e roubo de veículos (leia mais abaixo). Outro ponto observado é o aumento da procura por regularização dos estabelecimentos da área automotiva. O Detran aponta que, desde a sanção da Lei dos Desmanches, em 2015, o número de Centros de Desmanche Veicular (CDVs) regularizados dobrou no Estado. Atualmente, existem 394 CDVs em 127 municípios, e outros 124 estabelecimentos estão em processo de regularização.

Para se adequar às normas, o comércio precisa manter controle de documentação junto ao Detran, bem como cadastrar cada item disponível e fazer avaliação regular de segurança e funcionamento adequado das peças. O estabelecimento também precisa estar de acordo com a legislação ambiental, com piso de concreto nos ambientes de montagem e desmontagem de peças, para impedir poluição do solo.

Lei dos Desmanches

A Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015, com o objetivo de combater a recepção de veículos roubados. Desde esta data, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran. Os CDVs devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda em um sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem.

88ª Operação Desmanche88ª Operação Desmanche - Foto: Divulgação/SSP

Histórico de atuação

Em 2015, antes da atuação da força-tarefa, o Estado registrou 38.605 furtos e roubos de veículos. Já no primeiro ano de atuação da Operação Desmanche, houve retração de 4% nesses tipos de crimes, que somaram 37.915 ocorrências e, desde então, seguem em queda. Em 2017, foram 34.813 ocorrências. Em 2018, nova queda, para 30.576 casos registrados. E nos primeiros nove meses deste ano, a redução desses crimes se mantém. Comparado ao mesmo período de 2018, entre janeiro e setembro, a queda no crime de roubo de veículos alcançou 31,1%, enquanto os furtos de veículos tiveram retração de 11,3%. Estas porcentagens somadas representam 5.187 veículos que deixaram de ser subtraídos de seus proprietários em 2019.

Desde a primeira edição, em fevereiro de 2016, a Operação Desmanche já interditou 139 locais, apreendeu quase 7 mil toneladas de sucata automotiva e prendeu cerca de 70 pessoas. As peças apreendidas são encaminhadas à Gerdau, que, a partir da parceria com o Estado, as transforma em material de trabalho, dando novo destino ao que é recolhido.

A força-tarefa já passou por 50 municípios: Aceguá, Almirante Tamandaré do Sul, Alvorada, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Camaquã, Candelária, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Curumim, Eldorado do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Montenegro, Nova Bassano, Nova Prata, Novo Hamburgo, Parobé, Passa Sete, Passo do Sobrado, Passo Fundo, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Maria, Santana do Livramento, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sarandi, Soledade, Tapejara, Taquari, Terra de Areia, Torres, Vera Cruz e Viamão.

DetranRS - em defesa da vida