Mesmo com vencimento do IPVA, documento 2021 é válido até junho ou julho
Publicação:

Embora o vencimento do IPVA 2022 seja ao longo desta semana, o DetranRS lembra que é possível circular com o documento de 2021 até 30 de junho (placas com final 1 a 5) ou 31 de julho (placas com final 6 a 0). Isso porque o calendário de licenciamento é diferente do da Secretaria Estadual da Fazenda, então é possível pagar a taxa e as multas vencidas posteriormente.
IPVA e licenciamento do veículo são comumente vistos como a mesma coisa, mas o licenciamento é composto de quatro itens: além do IPVA, a taxa de licenciamento, o seguro DPVAT (que esse ano é zero) e eventuais multas vencidas, que devem ser pagas para emitir o documento do exercício 2022.
IPVA
O vencimento do IPVA acontece ao longo dessa semana. Os veículos com placas de final 1 e 2 venceram ontem (25/4). Os vencimentos dos números seguintes ocorrem ao longo da semana, se encerrando na sexta-feira, 29 de abril. Quem optou pelo parcelamento do tributo em seis vezes desde janeiro segue com o calendário de parcelas aberto até junho.
Embora haja cobrança de multa e juros para quem não pagar o IPVA no prazo (além da perda dos descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão), não há infração de trânsito ou remoção do veículo a depósito por esse atraso. A lei de trânsito estabelece que o veículo deve estar licenciado e com o documento em dia.
Licenciamento
O licenciamento e a atualização do documento ocorre quando o proprietário quitar todos os itens, desde que não haja nenhuma outra pendência bloqueante, como comunicação de venda sem transferência, ou chamado de recall em atraso, por exemplo.
O DetranRS recomenda que após fazer o pagamento o proprietário verifique se o veículo foi efetivamente licenciado para o ano de 2022. É importante confirmar se foram quitados todos os débitos exigíveis e se o veículo não possui nenhuma outra pendência ativa. Com isso, pode-se evitar transtornos futuros.
Só digital
Importante lembrar que o CRLV - aquele documento verdinho - não chega mais na casa do proprietário. Hoje, o padrão é o documento digital, acessado na Carteira Digital de Trânsito. Caso queira, o proprietário tem a opção de imprimir uma versão em papel A4 em qualquer impressora. Esse documento possui um código de verificação e é aceito pela fiscalização em todo o Brasil.
Pagamento por Pix e rede bancária conveniada
Neste ano, o pagamento do IPVA, taxa de licenciamento e demais obrigações, como multas vencidas, podem ser feitos de duas formas: através dos bancos conveniados ou por Pix. Os bancos recebem o pagamento tanto de clientes através dos aplicativos e home banking, como de não clientes na “boca do caixa”. São conveniados Banrisul, Banco do Brasil, Sicredi e Bradesco. Banco do Brasil só recebe pagamento de clientes. Caixa Federal e Santander não estarão recebendo esse ano, mas será possível também pagar por Pix de qualquer instituição financeira.
O QR Code com o Pix pode ser acessado na Central de Serviços do DetranRS, no site da Sefaz (Consulta ao IPVA) e aplicativo da Sefaz. Lembrando que não há guia para pagamento. O banco conveniado faz a arrecadação através de consulta ao número da placa e Renavan. Já o Pix é recolhido com o QR Code disponibilizado nos sites do Detran e Sefaz.
Consulte na Central de Serviços os valores para seu veículo