Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lei Seca é considerada importante por 96% da população da Capital

Publicação:

A pesquisa encomendada pelo Detran/RS para avaliar os resultados da Balada Segura em Porto Alegre também revelou que a maioria dos gaúchos considera a Lei Seca muito importante (66,7%), ou importante (29,3%); concorda com o limite zero de teor alcoólico (78%) e com a lei que estabelece a obrigatoriedade do bafômetro (81,3%). Foram ouvidos mil motoristas da Capital, entre setembro e outubro de 2012.

A concordância com o limite zero para o teor alcoólico dos motoristas é maior entre as mulheres (81%, contra 76% dos homens), aumenta proporcionalmente à idade e diminui conforme cresce a renda e a escolaridade. Nos mesmos moldes, varia a concordância com a obrigatoriedade do uso do bafômetro para todos os condutores, conforme prevê lei aprovada na quarta-feira (19), pelo Senado Federal.

Concordam com a nova lei 80% dos homens e 84% das mulheres; os mais velhos concordam mais que os mais novos (71% de aprovação na faixa dos 18 aos 24, e 86% entre os maiores de 60 anos), mais ricos e com maior escolaridade concordam menos (92% de aprovação nas classes C2, D e E e até 4ª série do ensino fundamental, contra 74% na classe A e nível superior).

A pesquisa servirá para orientar as ações operacionais e de comunicação da Balada Segura, entre outros projetos na área de trânsito. Um dado preocupante refere-se ao desconhecimento das consequências de ser flagrado dirigindo sob o efeito de álcool. Mais de 70% sabe que será multado, 61% mencionam a suspensão do direito de dirigir e 53% a apreensão do veículo, mas somente 37% conhecem o risco de ser preso. A margem de erro da pesquisa, realizada pela Ideia Inteligência em Pesquisa, é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Arquivos anexos

DetranRS - em defesa da vida