Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Informação sobre exame teórico

Descrição

O exame teórico é uma etapa exigida para determinados serviços de habilitação e é realizado nas dependências dos Centros de Formação de Condutores na modalidade eletrônica, com supervisão remota de fiscais de prova do DETRAN/RS.

A Prova Teórica Eletrônica está disponível para todos os cursos de formação de condutores, em consonância com os regramentos dispostos na Resolução CONTRAN n.º 789/2020, quais sejam:

  • Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC);
  • Primeira Habilitação;
  • Reciclagem para Condutores Infratores;
  • Atualização para Renovação da CNH;
  • Curso Preventivo de Reciclagem;
  • Cursos especializados destinados a condutores habilitados que pretendam conduzir veículos de: Transporte Coletivo de Passageiros; Transporte de Escolares; Transporte de Produtos Perigosos; Transporte de Carga Indivisível; Transporte de Emergência; Motocicletas e Motonetas destinadas ao Transporte Remunerado de Mercadorias (Motofrete) e de Passageiros (Mototáxi).

O exame é composto de 30 questões de múltipla escolha, exceto a prova de ACC, que tem 15 questões. A prova é realizada na modalidade eletrônica, ou seja, deve ser respondida diretamente no computador, e o resultado é disponibilizado logo após sua conclusão no próprio CFC ou na Central de Serviços. Também na Central de Serviços o candidato pode consultar o seu índice de desempenho na prova teórica por disciplina.

Os exames ocorrem mediante agendamento pelo CFC em um dos 12 horários de turmas por dia, quais sejam, 8h, 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h, com as vagas limitadas ao número de estações de prova disponíveis na sala.

A prova teórica eletrônica tem duração de 45 minutos, exceto a de candidatos surdos, com dislexia ou TDAH, que tem duração de 90 minutos.

Para candidatos com dislexia, é disponibilizado pelos CFCs um software ledor, que realiza a leitura das questões ao candidato, diminuindo o prazo para o agendamento da prova e trazendo mais autonomia ao realizar a prova teórica.

Em caso de reprovação no exame teórico, a legislação prevê um prazo para novo exame, conforme o curso realizado:

  • Primeira Habilitação e Cursos Especializados: prazo de 01 dia para novo exame teórico após reprovação.
  • ACC, Atualização para Renovação da CNH, Reciclagem para Condutores Infratores e Preventivo de Reciclagem: prazo de 05 dias após a primeira reprovação para realizar novo exame teórico. Para as reprovações subsequentes, 01 dia para novo exame teórico.


Disponibilização de monitores do tipo toque na tela (touch screen) em exame teórico

Considerando que todos os exames teóricos são respondidos pelo candidato diretamente no computador com auxílio do mouse, e que muitos candidatos não têm familiaridade com computadores e/ou com o mouse, os CFCs podem disponibilizar monitores de tela do tipo “touch screen”, ou seja, com toque na tela para responder à prova, possibilitando a inclusão digital nesta etapa do processo de habilitação.

Os CFCs não são obrigados a disponibilizar este tipo de monitor. Ao disponibilizá-lo, pode ser utilizado por qualquer candidato, não necessariamente por quem tenha dificuldade com o mouse.

Abaixo segue relação de CFCs, por município, que disponibilizam pelo menos um monitor do tipo toque na tela (touch screen):

  • Bagé - CFC Cebal
  • Bom Princípio - CFC Bomtram
  • Bom Retiro do Sul - AEFS Bom Retiro do Sul - CFC Reichert
  • Canoas - CFC Linck e CFC Preferencial
  • Candiota - AEFS Candiota - CFC Cebal
  • Dom Pedrito - CFC Fênix
  • Encantado - CFC Casaril
  • Erechim - CFC Sinal Verde e CFC Erechim
  • Gravataí - CFC Rumo Certo
  • Ivoti - CFC Ivoti
  • Júlio de Castilhos - CFC JUC
  • Nova Santa Rita - CFC Nova Santa Rita
  • Santa Cruz do Sul - CFC Real
  • Santa Maria - CFC Padre Reus
  • Santo Antônio da Patrulha - CFC Santo Antônio
  • Sapucaia do Sul - CFC Energia
  • São Leopoldo - CFC Caberlon
  • São Sepé - CFC DDG
  • Teutônia - CFC Reichert
  • Tupanciretã - CFC Tupã
  • Venâncio Aires - CFC Central e CFC Venâncio Aires
  • Veranópolis - CFC Veranópolis

As informações prestadas são de responsabilidade dos CFCs. 

Público

Candidatos a determinados serviços de habilitação (CNH/Permissão para Dirigir).

Pré-Requisitos

Pagamento da taxa correspondente e agendamento prévio no CFC.

Etapas para realização do serviço

  1. Após a conclusão das etapas anteriores, solicite o agendamento da prova teórica no CFC;
  2. Verifique data, hora e local agendados e compareça para a sua realização com antecedência (atrasos não são tolerados);
  3. Antes da prova, o Monitor de Prova Teórica no CFC fará a identificação dos candidatos e autorizará o início do exame;
  4. O resultado do exame teórico eletrônico é informado ao final da prova, assim que o candidato sair da sala.
Observação: O candidato tem a opção de consultar o resultado e de imprimir o seu certificado diretamente no site do DetranRS, via Central de Serviços.

Documentos Necessários

  • Documento oficial de identificação válido

DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO VÁLIDOS:

1. Carteira de Identidade Civil RG;

2. Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, dentro do prazo de validade como Exército Brasileiro, Aeronáutica, Marinha;

3. Carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos, dentro do prazo de validade;

4. Carteiras de órgãos de classe e fiscalizadores de exercício profissional, como ordens, conselhos, entidades(OAB, CRM, CRP, CRO, CREA, MEC, COREN, CRA, etc.), dentro do prazo de validade, quando houver;

5. Passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade;

6. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) modelo novo, com foto digitalizada;

7. Permissão para Dirigir, Permissão Internacional para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação.

8. CNH digital - solicita-se que o aplicativo seja acessado pelo candidato em frente ao examinador de trânsito ou fiscal de prova, na hora exata da identificação. A CNH digital funciona mesmo sem conexão com a internet, bastando acessar o app e digitar a senha para a visualização do documento. A funcionalidade deve ser testada previamente, a fim de que não haja imprevistos na hora da identificação no momento do exame, para não prejudicar a realização do teste.

9.Carteira de Identidade de Estrangeiro dentro do prazo de validade (RNE - Registro Nacional de Estrangeiros/MRE (Ministério das Relações Estrangeiras) ou protocolo SINCRE (Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiros), este último desde que tenha validade igual ou superior ao prazo do RENACH (12 meses) e acompanhado de tela de consulta impressa do SINCRE e declaração da situação do estrangeiro expedida pela unidade da Polícia Federal da área de circunscrição do interessado.

Observações:

- O documento deverá conter a fotografia do identificado e poderá ser recusado se o tempo de expedição e/ou mau estado de conservação impossibilitarem a identificação. Não pode conter rasuras nem sinais de adulteração, bem como não pode ser replastificado e nem conter abertura na plastificação.

- Havendo alteração nos dados pessoais do identificado, tais como mudança no estado civil, reconhecimento de paternidade, data de nascimento, etc. o documento de identificação a ser apresentado já deverá conter a devida alteração.

Prazo

O candidato tem 45 minutos para a realização da prova eletrônica, sendo que para candidatos surdos, com dislexia ou TDAH o exame teórico tem duração de 90 minutos.

Quanto custa?

A taxa para o exame teórico é R$ 48,86. O valor total a ser pago dependerá do serviço que o candidato pretende realizar.

Observação: Em caso de reprovação, a taxa do primeiro reteste tem valor reduzido para R$ 29,31, desde que o candidato pague e agende o exame em até 30 dias, a contar da data da primeira reprovação. O reteste deverá ser realizado em até 12 (doze) meses contados da data de abertura do respectivo serviço de habilitação. Do contrário, o sistema exigirá novo pagamento para integralização da taxa.

Onde pagar?

A GAD-E da taxa do exame teórico é paga através dos bancos conveniados: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Santander, Sicredi, ou nas Lotéricas da Caixa. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (BB), etc.

DetranRS - em defesa da vida