Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Disponibilização de veículos adaptados

Descrição

As aulas e exames práticos de direção veicular de candidatos com deficiência física ou mobilidade reduzida devem ser realizados em veículo com as adaptações de acordo com as restrições determinadas pela perícia em Junta Médica Especial.

Tal veículo pode ser de propriedade do candidato ou disponibilizado pelo Centro de Formação de Condutores – CFC. O CFC deverá disponibilizar o veículo adaptado sempre que necessário.

Abaixo segue relação de veículos adaptados disponíveis em alguns CFCs:

CFC Campo Bom - Campo Bom - Fone: (51) 3597-3343
Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, automação de embreagem, pomo giratório no volante, direção hidráulica, acelerador e freio manual, adaptação dos comandos do painel ao volante.
Restrições: C, D, E, F, G, H e I.

CFC Cebal - Bagé - Fone: (53) 3242-7844
Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, pomo giratório no volante, direção hidráulica, acelerador e freio manual, adaptação dos comandos do painel ao volante, prolongamento dos pedais, elevação no assoalho e almofada de compensação de altura.
Restrições: C, D, E, F, G, H, I e L.

CFC Celso – Santa Cruz do Sul - Fone: (51) 3711-3597
Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, pomo giratório no volante, direção hidráulica, câmbio automático, acelerador e freio manuais, comandos de painel adaptados.
Restrições: C, D, E, F, G, H e I.

CFC Dino – Passo Fundo – Fone: (54) 3312-2385
Dois veículos com acelerador à esquerda, transmissão automática, pomo giratório no volante, acelerador e freio manual, adaptação dos comandos do painel ao volante, elevação no banco.
Restrições: C, D, E, G, H, I, L.

CFC Dornelles – Porto Alegre – Fone: (51) 3222-7173
Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, pomo giratório no volante, direção hidráulica, acelerador e freio manual, adaptação dos comandos do painel ao volante, elevação do assoalho e almofada de compensação de altura.
Restrições: C, D, E, F, G, H, I e X.

Veículo manual, com elevação do assoalho e prolongamento de pedais, almofada de compensação de altura e profundidade.
Restrição: L.

CFC Getepro – Cruz Alta – Fone: (55) 3322-8084
Veículo com acelerador à esquerda, com comando duplo, direção hidráulica e embreagem automatizada.
Restrições: C, F e G.

Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, direção hidráulica, embreagem automatizada, acelerador e freio manual, e comandos de painel ao volante.
Restrições: C, D, F, G, H e I.

CFC Habilitar – Rio Grande – Fone: (53) 3232-4068
O veículo possui acelerador à esquerda, acelerador e freio manual, direção hidráulica, comandos elétricos com empunhadura no volante e transmissão automática.
Restrições: C, D, F, E, G, H e I.

CFC Jeremias – Ibirubá – Fone: (54) 3324-1099
Veículo com transmissão automática.
Restrições: D e G.

CFC Juvenil – Caxias do Sul – Fone: (54) 3223-0015
Veículo com  acelerador à esquerda, transmissão automática, empunhadura/manopla/pômo no volante, direção hidráulica, acelerador e freio manual, comandos de painel ao volante.
Restrições: C, D, E, F, G, H e I.

Veículo com prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas) de compensação de altura e/ou profundidade e prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e/ou almofadas fixas de compensação de altura.
Restrições: K e L.

CFC Machaddo – Santa Cruz do Sul – Fone: (51) 3711-3363
Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, pomo giratório no volante, direção hidráulica, câmbio automático, acelerador e freio manuais, comandos de painel adaptados, prolongamento de alavanca de câmbio, almofada de compensação de altura e prolongadores de pedais.
Restrições: C, D, E, F, G, H, I, K e L.

CFC Norma – Lajeado – Fone: (51) 3714-2058
Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, pomo giratório no volante, direção hidráulica, acelerador e freio manual.
Restrições: C, D, E, F, G e H.

CFC Preferencial - Canoas - Fone: (51) 3476-1971
Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, pomo ao volante, direção hidráulica, transmissão automática, acelerador e freio manual, comandos de painel ao volante.
Restrições: C, D, E, F, G, H e I.

CFC Restinga – Porto Alegre – Fone: ( 51 ) 3250-8126
Veículo com elevação do assoalho e prolongamento de pedais.
Restrição: L

Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, pomo giratório no volante, direção hidráulica, acelerador e freio manuais, comandos de painel ao volante.
Restrições: C, D, E, F, G, H e I.

CFC Rumo Certo – Gravataí – Fone: (51) 3484-3232
Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, automação de embreagem, pomo giratório no volante, direção hidráulica, acelerador e freio manual, adaptação dos comandos do painel ao volante.
Restrições: C, D, E, F, G, H e I. 

CFC São Luiz – Santo Ângelo - Fone: (55) 3313-4060
Veículo com acelerador à esquerda; transmissão automática; empunhadura, manopla ou pomo giratório no volante; direção hidráulica; acelerador e freio manual; adaptação de comandos do painel ao volante; e prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas) de compensação de altura e/ou profundidade.
Restrições: C, D, E, F, G, H, I e K.

CFC Silva e Quatro Rodas – Soledade – Fone: (54) 3381-1049
Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, empunhadura no volante, direção hidráulica e adaptação dos comandos do painel ao volante.
Restrições: C, D, E, F, G e I.

CFC Torres – Torres – Fone: (51) 3626-1968
Veículo com acelerador à esquerda, empunhadura/manopla/pomo no volante, direção hidráulica, automação de embreagem, acelerador e freio manual, adaptação dos comandos de painel ao volante, prolongamento de alavanca de câmbio, almofada de compensação de altura/profundidade e prolongamento de pedais.
Restrições: C, D, E, F, G, H, I, K e L.

CFC Viacentro - Santa Maria - Fone: (55) 3026-8069
Veículo com acelerador à esquerda; transmissão automática; automação de embreagem; pomo giratório no volante; direção hidráulica; acelerador e freio manual; adaptação dos comandos do painel ao volante.
Restrições: C, D, E, F, G, H e I.

CFC Victoria – Lajeado – Fone: (51) 3710-1178
Veículo com acelerador à esquerda, transmissão automática, pomo giratório no volante, direção hidráulica, acelerador e freio manual e comandos de painel no volante.
Restrições: C, D, E, F, G, H e I.

Veículo com direção hidráulica, prolongamento  da alavanca de câmbio, com prolongadores dos pedais e/ou almofadas de compensação de altura e profundidade.
Restrições: F, K e L.

 

Observações:

  • As informações prestadas são de responsabilidade dos CFCs. 
  • Não constam nesta relação os CFCs que possuem veículos somente com direção hidráulica.

DetranRS - em defesa da vida