Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Encontro reúne responsáveis pedagógicos de Centros de Formação de Condutores

Publicação:

Auditório lotado de diretores de ensino que participaram do evento
Público - Foto: Mariana Tochetto_DetranRS

Diretores de Ensino de 264 Centros de Formação de Condutores do Estado reuniram-se nesta sexta-feira (07) no auditório do Hotel Sesc Porto Alegre para uma reunião preparatória para o verão. Promovido pelo DetranRS e Sindicato dos Centros de Formação dos Condutores (SindiCFC), o evento teve como objetivo reforçar a função pedagógica dos instrutores de trânsito na formação de novos condutores, mas também como multiplicadores do trânsito seguro junto a comunidade.

Na pauta da reunião, além da apresentação dos subsídios didáticos para a Operação Verão, a chefe da Divisão de Educação Laís Silveira abordou o papel do Diretor de Ensino no CFC e na comunidade. A diretora institucional do DetranRS Juliana Oliveira da Silva apresentou o Caderno Pedagógico e a Apostila de Recursos Didáticos desenvolvida com a Secretaria Estadual de Educação para subsidiar a educação para o trânsito nas escolas.  O chefe da Divisão de Habilitação de Condutores Jonas Bays falou sobre as inovações tecnológicas e o fazer pedagógico na formação do condutor e o chefe da Divisão de Exames Michael dos Santos falou das perspectivas para 2019.

Na parte da tarde, a professora Claudia Moraes ministrou uma palestra inspirada nas mudanças do mundo atual, sobretudo na área de educação e mobilidade. A psicóloga Sinara Soares, da Divisão de Educação para o Trânsito, falou sobre o comportamento transgressor no trânsito, apresentando a palestra desenvolvida para as ações deste verão.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do SindiCFC Edson Cunha e dos diretores do DetranRS Juliana Oliveira da Silva (Institucional), Mauro Borges Delvaux (Técnico) e Rodrigo Chies (Administrativo e Financeiro). O diretor-geral do DetranRS Paulo Roberto Kopschina fechou o evento com uma fala na parte da tarde, chamando a atenção para o novo site do DetranRS e o caminho a percorrer para um Detran digital.

Veja as apresentações:

O Diretor de Ensino e o CFC na Comunidade - Escola Pública de Trânsito do DetranRS

Subsídios Didáticos de Educação para o Trânsito - Diretoria Institucional do DetranRS

Inovações tecnológicas e o fazer pedagógico na formação do condutor - Divisão de Habilitação do DetranRS

Exames de habilitação: perspectiva 2019 - Divisão de Exames do DetranRS

CFC como unidade de ensino - Claudia de Moraes

Palestra Operação Verão 2019 - Velocidade - Escola Pública de Trânsito do DetranRS

Palestra Operação Verão 2019 - Celular - Escola Pública de Trânsito do DetranRS

DetranRS - em defesa da vida