Dia do Instrutor de Trânsito: o perfil do profissional gaúcho

Card site Dia do Instrutor de Trânsito
DetranRS homenageia instrutores de trânsito pelo seu dia

Gilberto Martins Picolli  trabalhava em uma tornearia mecânica quando foi no Centro de Formação de Condutores fazer uma mudança de categoria e recebeu um convite inusitado: porque você não faz o curso de instrutor de trânsito e vem trabalhar conosco? Íris Nélida da Silveira procurava uma nova atividade após encerrar a empresa onde trabalhava com o marido. Ambos caíram meio de paraquedas na profissão, mas se apaixonaram pelo ofício e hoje são referências em suas comunidades quando o assunto é aprender a dirigir. Através dessas duas histórias, o DetranRS homenageia, nesse dia 16 de outubro, os 5 mil profissionais que atuam como instrutores teóricos e práticos de trânsito no Rio Grande do Sul.

Íris mora em São Francisco de Assis e é uma das instrutoras com mais tempo de profissão. Trabalha formando motoristas há 25 anos, desde o tempo das antigas autoescolas. Ela formou boa parte dos motoristas da cidade e é muito procurada por pessoas que têm mais dificuldade em aprender a dirigir. Com muita paciência e empatia, ela ajuda esses candidatos a vencer seus medos e conquistar a tão sonhada carteira de habilitação. Gilberto trabalha como instrutor prático em Alegrete e hoje também dá aulas no curso da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) para  formar novos instrutores, no módulo Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito. Além disso, mantém um canal no YouTube (https://www.youtube.com/GilbertoPiccoliInstrutor), onde dá dicas de trânsito e direção defensiva, buscando oferecer uma formação continuada a seus alunos.

Ambos concordam que o mais gratificante de seu trabalho é a mudança que proporcionam na vida das pessoas através da habilitação. “Não é uma simples habilitação, é uma mudança importante na forma de se deslocar e de ver o mundo”, explica Gilberto, mais conhecido na cidade como Gica.

O Rio Grande do Sul tem 981 instrutores teóricos e 4053 instrutores práticos em atividade (credenciados ao DetranRS). Setenta e quatro por cento são homens e 26% mulheres. Com média de idade de 40 anos e 8,5 anos de tempo médio de profissão, os instrutores de trânsito do RS trazem muita experiência na bagagem, o que contribui para o processo de habilitação no Estado ser reconhecido como um dos mais qualificados do país.

A diretora de ensino do CFC Itapema, de São Francisco de Assis, que também coordena o curso de formação de instrutores na URI Santiago, Juliana Marin, que tem contato com estudantes de vários estados, justamente ressalta esse diferencial: “Os instrutores gaúchos têm uma postura diferente em relação a profissão, muitos já têm uma ligação com a temática e buscam uma carreira na área pra vida toda”.

Instrutores de trânsito engajados e qualificados fazem a diferença não só na vida das pessoas que eles formam, mas em toda sociedade. Um motorista bem formado e ciente de suas responsabilidades ao dirigir um carro, faz toda a diferença para a segurança no trânsito e a qualidade de vida das pessoas que trafegam de todas as formas, seja a pé, de bicicleta, de cadeira de rodas ou de qualquer outra forma. Portanto, hoje é o dia de agradecer seu instrutor.

Veja o vídeo do DetranRS em homenagem a esses profissionais tão importantes para a sociedade.