Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran/RS lança publicação científica sobre trânsito e mobilidade

Publicação:

A Revista da Escola Pública de Trânsito do Detran/RS surge com o objetivo de promover e fomentar a produção do conhecimento na área
A Revista da Escola Pública de Trânsito do Detran/RS surge com o objetivo de promover e fomentar a produção do conhecimento na - Foto: Arquivo Detran/RS

Com a reunião inaugural do Conselho Editorial, o Detran/RS lançou, nesta quinta-feira (20), a primeira publicação científica periódica especializada em trânsito e mobilidade do Estado. A Revista da Escola Pública de Trânsito do Detran/RS surge com o objetivo de promover e fomentar a produção do conhecimento na área. A publicação já está recebendo contribuições de artigos através do Portal da Educação do Detran/RS (www.educacao.detran.rs.gov.br).

Na oportunidade, o diretor-geral Leonardo Kauer falou da criação de um ambiente propício à reflexão sobre o trabalho realizado na Autarquia e da necessidade de um esforço continuado, que propicie acúmulo de experiência. Acrescentou a vocação da administração para a atividade extensionista e a valorização dos servidores, estimulando seu protagonismo e proatividade. Citou como exemplo disso cursos de pós-graduação, cujos trabalhos de conclusão, transformados em artigos, poderão ser publicados na revista da EPT.

Para o chefe da Divisão de Educação, Maximilian Gomes, é fundamental a aproximação entre trabalho técnico e academia, permitindo a partir disso pautar ações que integram essas duas dimensões, uma qualificando a outra.

Com a edição da revista, o Detran/RS busca disseminar conhecimento resultante de trabalhos técnico-científicos originais na área de trânsito e mobilidade, hoje disperso em diversas fontes. O material servirá de subsídio para o enfrentamento desses que estão entre os problemas mais desafiadores do nosso tempo.

A revista será quadrimestral, com edições impressa e eletrônica, e reunirá artigos científicos que têm origem em trabalhos analíticos ou de revisão, por sua vez resultantes de pesquisas bibliográficas ou de campo sobre trânsito e/ou mobilidade.

Os textos serão divididos em sete linhas editoriais: educação, políticas públicas, estatística, saúde, psicologia, engenharia, gestão e planejamento urbano.

Os artigos serão selecionados por editores, que analisarão sua adequação juntamente com o Conselho Editorial. Os trabalhos aceitos serão analisados por dois pareceristas (método double blind review), que decidirão sobre a publicação. Além dos artigos selecionados entre os inscritos no site, a revista poderá trazer artigos de autores convidados ou reproduções de artigos publicados em periódicos estrangeiros, respeitando a lei de direitos autorais.

Compõem o conselho editorial, além de técnicos de diversas áreas do Detran/RS, renomados pesquisadores da área, como Flávio Pechansky, Tanara Rosângela Vieira Sousa, Aurinez Rospide Schmitz , da UFRGS, Viviane Castro Camozzato, da UERGS, e Victor Pavarino,  pesquisador da UnB (Universidade de Brasília) e consultor da OMS/OPAS (Organização Mundial da Saúde/Organização Panamericana da Saúde).

Envio de artigos

O envio de artigos que serão submetidos a seleção deverá ser realizado exclusivamente pelo site, conforme temáticas e formatos definidos em edital.  Os artigos, de até 60 mil caracteres, deverão ser inéditos e não podem estar em processo de avaliação por qualquer outra revista.

DetranRS - em defesa da vida