Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran/RS compacta 1,2 mil veículos e materiais inservíveis

Publicação:

Detran/RS compacta 1,2 mil veículos e materiais inservíveis
Detran/RS compacta 1,2 mil veículos e materiais inservíveis

O início do trabalho de descontaminação e compactação de um lote de 1,2 mil veículos e materiais inservíveis foi acompanhado na manhã desta terça-feira (12), presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos e pela secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias. Trata-se das primeiras duas etapas do processo de reciclagem, pioneiro no País, que transforma sucatas e veículos abandonados nos depósitos da autarquia em matéria prima para a indústria.

Barcellos destaca que a reciclagem atende ao triplo propósito de liberar espaço nos depósitos, impedir que peças sejam utilizadas indevidamente e dar uma destinação ambiental e ecologicamente correta a metais e outros componentes dos veículos. Uma grande quantidade desses bens não é retirada pelos seus proprietários. Para que se tenha uma ideia, atualmente 62 mil veículos estão distribuídos nos 184 Centros de Remoção e Depósito (CRDs). Aproximadamente 30% deles (18 mil) ocupam os pátios há mais de cinco anos.

Para Stela Farias o procedimento, além de liberar espaço nos depósitos, atende a três temas: A questão ambiental com o reaproveitamento do combustível, do óleo e demais resíduos líquidos, e a reciclagem de materiais. Também é uma medida de segurança, evitando que peças sejam utilizadas indevidamente. E, por fim, temos uma ação de saúde pública, impedindo, por exemplo, o surgimento de focos de mosquito da dengue, apontou. A secretária também revelou a intenção de apresentar a ação pioneira do Detran gaúcho durante o próximo Fórum dos Secretários de Administração do Consad, que será realizado em setembro.

Descontaminação e reciclagem
A reciclagem acontece em três momentos: descontaminação, compactação e trituração, sendo a primeira e segunda executadas no pátio do CRD e, a última, na empresa siderúrgica Gerdau, vencedora da licitação para o serviço. Na descontaminação, são retirados do veículo bateria, cilindro de gás (combustível), catalizador e fluídos (óleo e combustível).

Tanto a estação de descontaminação, quanto a unidade de compactação são itinerantes e podem se deslocar por todo o Rio Grande do Sul. Na compactação, o veículo é colocado em uma prensa para reduzir o seu volume, facilitando o transporte, e para descaracterizá-lo, de forma a impedir qualquer reuso de peças. Já na trituração o veículo compactado é colocado em equipamento especial para ser triturado e ter separado seu material ferroso, que será então encaminhado à reciclagem.

Números da reciclagem
No primeiro semestre deste ano, foram reciclados em todo o Estado como materiais inservíveis 4.268 veículos. A previsão para o segundo semestre é efetuar a destinação de aproximadamente 3,7 mil veículos guardados em CRDs que foram descredenciados e ainda em outros 19 municípios.

A ação já ocorreu nos depósitos das cidades de Cachoeirinha, Cambará do Sul, Canguçu, Eldorado, Gravataí, São Leopoldo e Uruguaiana. Para esse primeiro momento faltam os municípios de Portão e Sapucaia do Sul. O processo de reciclagem dá conta, em média de 80 veículos por dia. Para cada quilo de materiais reciclados o Governo gaúcho recebe R$ 0,19, cada compactação gera até 350 quilos de material.

DetranRS - em defesa da vida