Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Descontos do IPVA

Tenho direito aos descontos do IPVA?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma arrecadação de competência da Fazenda Estadual. Para esclarecer dúvidas sobre pagamentos, calendário de datas de vencimento, descontos e outros serviços entre no site da Sefaz-RS.

Conforme o regramento estabelecido pela Fazenda:

O pagamento do IPVA 2024 iniciou em 20/12/2023. Quem quitar o tributo até 28 de dezembro terá desconto de antecipação de 6% e não incorrerá na variação da unidade padrão fiscal (UPF) do Estado (que, pelos índices inflacionários, deve ficar em 4,53%), gerando uma redução potencial de 10,53%.As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista (para quem não tem multas) e Bom Cidadão (para quem pede CPF nas notas fiscais). 

Outra possibilidade de pagamento do IPVA 2024 é a quitação, com desconto, em janeiro, fevereiro ou março. O proprietário de veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 6% de desconto. Se pagar até o dia 29 de fevereiro, a redução será de 3%. Quitando até 28 de março, o desconto será de 1%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF.

descontos maximos IPVA dez23


Se o proprietário optar pelo parcelamento, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro, fevereiro e março. Mas, para isso, precisa aderir ao parcelamento ainda em janeiro.

Descontos de Bom motorista e de Bom cidadão

Em caso de dúvidas, consulte a Secretaria da Fazenda. No site https://www.sefaz.rs.gov.br/Atendimento, selecione a opção IPVA e depois “descontos no IPVA”.

DetranRS - em defesa da vida