Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Descontos do IPVA

Tenho direito aos descontos do IPVA?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma arrecadação de competência da Fazenda Estadual. Para esclarecer dúvidas sobre pagamentos, calendário de datas de vencimento, descontos e outros serviços entre no site da Sefaz-RS.

Conforme o regramento estabelecido pela Fazenda:

Quem quitar o tributo até 30 de dezembro de 2021, terá desconto de 10% e não incorrerá na variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários também deve ficar em 10%), gerando uma redução potencial de 20%.

As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos (pessoas físicas) que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Quase metade da frota tributável (46%) terá descontos pelo Bom Motorista e 16% pelo Bom Cidadão. Pagando antecipadamente em dezembro e com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, é possível obter redução de 34,63% sobre o valor total do IPVA. Esses descontos não se aplicam, portanto, a veículos registrados em nome de empresa (CNPJ).

Desconto maior também para pagamento em janeiro, fevereiro e março

Outra possibilidade de pagamento do IPVA 2022 é a quitação com desconto em janeiro ou fevereiro ou março. O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 10% de desconto. Se pagar até o dia 25 de fevereiro, a redução é de 6%. Quitando até 31 de março, o desconto é de 3%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF.

NOVOS DESCONTOS ANTECIPACAO

Além dos descontos pela antecipação, os proprietários também podem obter os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, se tiverem direito, que acumularão, nesse caso, descontos máximos de 28% (janeiro), 24,8% (fevereiro) e 22,4% (março).

Se o proprietário optar pelo parcelamento, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro, fevereiro e março. Mas para isso precisa aderir ao parcelamento ainda em janeiro.

DESCONTOS MAXIMO

Em caso de dúvidas, consulte a Secretaria da Fazenda. No site https://www.sefaz.rs.gov.br/Atendimento, selecione a opção IPVA e depois “descontos no IPVA”.

DetranRS - em defesa da vida