Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Com virada do ano, DetranRS começa a gerar documentos do licenciamento 2023

Publicação:

Tabela com o vencimento do IPVA e licenciamento 2023
Documento de 2022 é válido até junho ou julho, dependendo da placa do veículo

Proprietários de veículos que anteciparam IPVA e demais obrigações do licenciamento anual poderão acessar o documento de 2023 na Central de Serviços do DetranRS e Carteira Digital de Trânsito nos próximos dias. Com a virada do ano, o sistema da Autarquia começa a gerar os documentos atualizados em lotes, segundo critérios de urgência (licenciamento vencido, por exemplo) e data do pagamento. Somente na segunda (02) e terça-feira (03) até às 9 horas, mais de um milhão de CRLVs já foram gerados. A atualização de todo o passivo deve se dar até amanhã (04). A partir daí, a atualização ocorre em até 24 horas.  

De qualquer forma, não é preciso pressa: o documento 2022 vale ainda até 30 de junho para placas com final 1 a 5 e 31 e julho para placas com final 6 a 0. O calendário de licenciamento 2023, publicado na Portaria DetranRS nº 560/2022, traz as datas de vencimento do licenciamento anual dos veículos registrados no RS, bem como as datas-limite para transitar com o documento de 2022. Assim como nos últimos anos, as datas do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores não coincidem com o calendário de licenciamento do DetranRS. Embora o IPVA vença em abril para todos os veículos, o prazo de licenciamento se estende junho ou julho, dependendo do final da placa. 

O DetranRS esclarece que, devido ao volume, os documentos da antecipação podem levar alguns dias para serem emitidos. Após o processamento do acumulado, o prazo para emissão é de 24h após o pagamento de todas as taxas. 

Composição do licenciamento 

Para licenciar o veículo para 2023, além do IPVA, é necessária também a quitação de multas vencidas e da taxa do DetranRS de R$ 94,10, valor para pagamentos realizados até 31/01/23. Em fevereiro, a taxa sofre correção automática da UPF. O valor do Seguro Obrigatório (DPVAT) se manteve zerado em 2023, assim como vem ocorrendo nos últimos anos. 

DetranRS - em defesa da vida