Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Código de segurança do CRV

O que é e onde eu encontro o código de segurança do CRV?

Para saber onde encontrar o código de segurança é necessário primeiro distinguir CRV (Certificado de Registro de Veículo) do CRLV, que é o documento de licenciamento renovado anualmente.

O Certificado de Registro de Veículo (CRV) é o documento de propriedade do veículo, antigamente chamado de DUT. Então, você não encontrará essa informação no documento de licenciamento (CRLV).

Esse código é necessário (caso o proprietário não possua o nível de acesso suficiente no login gov.br) para gerar o CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no portal de serviços do Denatran, ele tem de 11 dígitos e está impresso à esquerda do documento físico (versão 1), ou na parte superior direita, logo abaixo do número do CRV (versão 2). Você o encontra nos documentos emitidos a partir de 2007.

Ilustração de duas versões do Certificado de Registro de Veículo - CRV
Certificado de Registro de Veículo - CRV

Para os veículos com emissão de CRV eletrônico a partir de 04/01/2021, o código de segurança começou a ser enviado por SMS, desta forma é de extrema importância o registro de um número de celular na hora de efetivar o emplacamento, transferência de propriedade ou outro processo que gere um novo CRV.

Como é uma informação de segurança, um dado sensível, requerido justamente como checagem de que o cidadão está em posse do CRV, os canais de atendimento do DetranRS não têm acesso ao código de segurança.

Caso não tenha o código de segurança, clique aqui e veja o tutorial com o passo a passo para impressão do documento de veículos, pela internet.

DetranRS - em defesa da vida