Vidas interrompidas no trânsito
Publicação:
Órgãos de trânsito do Estado trazem nova mensagem aos veranistas
O que teria acontecido na vida dos quase 1000 gaúchos que não sobreviveram aos acidentes de trânsito no ano passado, nas ruas e estradas do Rio Grande do Sul? O que teriam produzido, criado, gerado, vivido? A partir desta idéia, a agência Novacentro criou a campanha educativa Linha da Vida para o Detran/RS em parceria com o DAER, com a difícil missão de contribuir na redução dos índices da acidentalidade.
São out-doors, cartazes, jingles e spots para as rádios que já podem ser vistas e ouvidas na saída para este final de semana e de ano, lembrando a todos a necessidade de dar atenção à circulação nas vias públicas para evitar tragédias deste tipo.
As peças publicitárias contam histórias bem humanas, com as quais cada pessoa pode se identificar: pode ser a de uma moça que iria se destacar no ballet ou uma dona-de-casa que iria simplesmente ter a felicidade de ver os netos crescerem, se não suas vidas não tivesse sido violentamente cortadas por atitudes erradas no trânsito. A idéia não é culpar motoristas ou qualquer outra pessoa que circula no trânsito, até porque muitos acidentes são causados pelas próprias vítimas que dele resultam.
Com base em teorias comportamentais, uma das formas mais eficazes de mudança de comportamento é mostrar à pessoa o que ela deixa de ganhar, ou pode perder, a partir de uma atitude socialmente indesejada – no caso, imprudência no trânsito.
O Verão foi o período escolhido para o lançamento por haver historicamente maior fluxo de veículos para o Litoral e Serra, e por haver mais abusos de bebidas alcóolicas e velocidade excessiva, sobretudo no Ano Novo, finais de semana e, em especial, no Carnaval.
O Outdoor é uma peça fundamental nesta campanha. Pesquisas científicas defendem que a mídia exterior, ao lado da mídia rádio, é uma das mais eficazes para iniciativas como essa, pois atingem o indivíduo exatamente na situação de trânsito. Nos pontos listados a seguir, foram instalados outdoors com aplique (um elemento colado em relevo) para chamar ainda mais a atenção dos condutores, passageiros e pedestres:
- Princesa Isabel, esq. Rua Gomes Jardim
- Av. Beira Rio, próx. Fórum (Face centro)
- Saída Ramiro Barcelos c/ Av. Castelo Branco
- Rua Ivo Corseuil com Av. Sen. Tarso Dutra
- Av. Sertório, lado BIG SHOP - face bairro
- Rua Cristiano Fischer, lado Clube Farrapos
- Av. Ipiranga, nº 1.090, frente à Zero Hora
- Av. Ipiranga, lado CEEE
- AV. Sertório, próx. Pórtico Bourbon
- Av. Teresópolis, esq. Rua Anchieta
A campanha conta com dois diferentes jingles (comerciais de rádio em forma de música), para públicos distintos, expondo o assunto de forma séria mas leve, um spot, bem como cartazes com a mesma temática dos outdoors, complementando as ações de educação para o trânsito. Os cartazes estarão expostos em postos de gasolina, Centro de Formação de Condutores, Centros de Registro de Veículos Automotores, postos da Brigada Militar na praia e pontos do Governo do Estado.
O que teria acontecido na vida dos quase 1000 gaúchos que não sobreviveram aos acidentes de trânsito no ano passado, nas ruas e estradas do Rio Grande do Sul? O que teriam produzido, criado, gerado, vivido? A partir desta idéia, a agência Novacentro criou a campanha educativa Linha da Vida para o Detran/RS em parceria com o DAER, com a difícil missão de contribuir na redução dos índices da acidentalidade.
São out-doors, cartazes, jingles e spots para as rádios que já podem ser vistas e ouvidas na saída para este final de semana e de ano, lembrando a todos a necessidade de dar atenção à circulação nas vias públicas para evitar tragédias deste tipo.
As peças publicitárias contam histórias bem humanas, com as quais cada pessoa pode se identificar: pode ser a de uma moça que iria se destacar no ballet ou uma dona-de-casa que iria simplesmente ter a felicidade de ver os netos crescerem, se não suas vidas não tivesse sido violentamente cortadas por atitudes erradas no trânsito. A idéia não é culpar motoristas ou qualquer outra pessoa que circula no trânsito, até porque muitos acidentes são causados pelas próprias vítimas que dele resultam.
Com base em teorias comportamentais, uma das formas mais eficazes de mudança de comportamento é mostrar à pessoa o que ela deixa de ganhar, ou pode perder, a partir de uma atitude socialmente indesejada – no caso, imprudência no trânsito.
O Verão foi o período escolhido para o lançamento por haver historicamente maior fluxo de veículos para o Litoral e Serra, e por haver mais abusos de bebidas alcóolicas e velocidade excessiva, sobretudo no Ano Novo, finais de semana e, em especial, no Carnaval.
O Outdoor é uma peça fundamental nesta campanha. Pesquisas científicas defendem que a mídia exterior, ao lado da mídia rádio, é uma das mais eficazes para iniciativas como essa, pois atingem o indivíduo exatamente na situação de trânsito. Nos pontos listados a seguir, foram instalados outdoors com aplique (um elemento colado em relevo) para chamar ainda mais a atenção dos condutores, passageiros e pedestres:
- Princesa Isabel, esq. Rua Gomes Jardim
- Av. Beira Rio, próx. Fórum (Face centro)
- Saída Ramiro Barcelos c/ Av. Castelo Branco
- Rua Ivo Corseuil com Av. Sen. Tarso Dutra
- Av. Sertório, lado BIG SHOP - face bairro
- Rua Cristiano Fischer, lado Clube Farrapos
- Av. Ipiranga, nº 1.090, frente à Zero Hora
- Av. Ipiranga, lado CEEE
- AV. Sertório, próx. Pórtico Bourbon
- Av. Teresópolis, esq. Rua Anchieta
A campanha conta com dois diferentes jingles (comerciais de rádio em forma de música), para públicos distintos, expondo o assunto de forma séria mas leve, um spot, bem como cartazes com a mesma temática dos outdoors, complementando as ações de educação para o trânsito. Os cartazes estarão expostos em postos de gasolina, Centro de Formação de Condutores, Centros de Registro de Veículos Automotores, postos da Brigada Militar na praia e pontos do Governo do Estado.