Viagem Segura de Ano Novo fiscaliza mais de 34 mil veículos

carros fila trânsito estrada
A Viagem Segura é um dos principais programas de segurança no trânsito do estado - Foto: Divulgação DetranRS

O feriadão prolongado de seis dias contou com o trabalho preventivo de educação e fiscalização da Viagem Segura. Em sua 112ª edição, que teve início à zero hora de sexta-feira (27) e se estendeu até a meia-noite de quarta-feira (01), a ação conjunta do Comando Rodoviário da Brigada Militar nas rodovias estaduais, da Brigada Militar e agentes das prefeituras nos municípios e da Polícia Rodoviária Federal nas BRs  registrou 34.889 veículos fiscalizados, 16.036 infrações, recolheu 597 veículos e 279 Carteiras Nacionais de Habilitação irregulares. A Balada Segura somou seus esforços aos da Viagem Segura, com blitze também  no Litoral.

No que se refere ao combate à alcoolemia no volante, 10.083 foram convidados a realizar testes de etilômetro e apenas 66 foram autuados por teste. Isso indica que programas como a Viagem e a Balada Segura estão cumprindo seu papel social.

Os 292 condutores flagrados desrespeitando o Código de Trânsito Brasileiro em relação a álcool e direção foram autuados, pagarão multa de R$ 2.934,70 e terão suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento). Os testes identificaram 66 motoristas alcoolizados, sendo que 14 foram levados a delegacias da Polícia Civil por crime de trânsito.  Outros 226, que se recusaram a realizar o testes do etilômetro, também foram autuados, como determina a legislação.

Mesmo com todo o trabalho preventivo de educação e fiscalização empregado na Viagem Segura, ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 16 óbitos no local, em seis dias. Foram resultado de 16 acidentes com vítimas fatais do total de 237 acidentes ocorridos. Dos 150 acidentes com lesões resultaram 263 feridos.

Sobre a Viagem Segura

Um dos principais programas de segurança no trânsito do estado, a Viagem Segura reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas. Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), DetranRS e Polícia Civil reforçam a fiscalização e promovem ações de conscientização com o apoio da ANTT, DNIT, Cetran/RS, DAER, EGR, Metroplan e Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada.

Desde seu lançamento, em 2011, foram abordados 5.881.269 veículos, o que corresponde a mais de 84% da frota do RS, que é de 6.977.604 (até 31/12/2019).