Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS bate recorde na redução de crimes violentos pelo terceiro ano consecutivo

Publicação:

Ranolfo apresentou dados da segurança em evento que contou com a participação do governador por videoconferência
Ranolfo apresentou dados da segurança em evento que contou com a participação do governador por videoconferência - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Na manhã de quinta-feira (13) foi divulgado pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública o balanço de indicadores criminais do Estado, em evento em Alvorada. O governador Eduardo Leite participou por videoconferência. Desde 2018, quedas nos números de homicídios, latrocínios e feminicídios resultaram na preservação de 2.056 vidas.

Em três anos, 24,4 mil roubos de veículos a menos no Estado 

A queda ano após ano que coloca os crimes contra a vida no menor patamar da série histórica é ainda mais impressionante entre os delitos contra o patrimônio. Nos roubos de veículos, ao obter entre 2019 e 2021 um número cada vez menor que os 16.122 casos ocorridos em 2018, o Estado deixou de registrar 24.419 ocorrências nos últimos três anos. Se esses roubos tivessem acontecido, seria como se toda a frota em circulação no município de Torres, no Litoral Norte, desaparecesse. Ou como se ladrões tivessem deixado a pé, juntas, as populações dos 24 municípios com as menores frotas do Estado, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS). RS Seguro reduz roubos de veículos
Gráfico de barras mostra que número de roubos de veículos a menos supera a soma das 24 menores frotas municipais do RS e a frota da cidade de Torres. Ao lado, mapa do RS marca as cidades.



Em seis meses, site já teve mais de 67 mil visualizações

Entre os fatores para essa marca está o combate ao mercado ilegal de peças com as Operações Desmanche, que integram todas as forças de segurança sob a coordenação do Departamento de Inteligência da Segurança Pública (Disp) da SSP. A criação do site Peça Legal, que disponibiliza a qualquer cidadão pela internet, 24 horas por dia, a consulta entre as mais de 9,3 milhões de peças dos 446 Centros de Desmanches Veicular (CDVs) cadastrados junto ao DetranRS, também colabora ao assegurar a origem lícita do que é comercializado.  

Peca Legal

Balada Segura

Além disso, a ampliação dos sistemas de videomonitoramento e cercamento eletrônico, que possibilita a leitura de placas, multiplica a capacidade das forças de segurança em localizar e recuperar veículos em situação de roubo. Em 2019, com recursos de emenda da bancada federal, foram distribuídos a 36 municípios de diversas regiões do RS 187 pontos de cercamento e 151 pontos de videomonitoramento. Em outubro do ano passado, dentro do Avançar na Segurança, com recursos exclusivamente do Tesouro, o governo anunciou investimento em mais 50 câmeras de cercamento e outras 65 que vão incorporar a tecnologia de reconhecimento facial e análise eletrônica de situações de risco. O reforço será implantado nos 23 municípios de foco territorial do RS Seguro, que concentram 91% dos roubos de veículo em território gaúcho. 

DetranRS - em defesa da vida