Registro eletrônico das aulas práticas de direção permitirá maior controle e aperfeiçoamento
Publicação:

O Detran/RS iniciou, nesse dia 1º de setembro, a filmagem e o registro eletrônico das aulas práticas de direção para a carteira de habilitação. A implantação do sistema nos veículos de aprendizagem se inicia em 29 municípios da Região Metropolitana e Vale do Sinos e será gradual no Estado, para permitir ajustes técnicos. O calendário prevê o início da filmagem também das provas a partir de 1º de novembro. A expectativa é que até o final do ano o sistema esteja operante em 100% das aulas e provas. Futuramente, o sistema será integrado ao controle biométrico, garantindo controle total do processo.
O lançamento aconteceu no Centro de Formação de Condutores Alvorada, que colocou veículos e instalações à disposição da imprensa para demonstrar o novo processo de controle. A chefe da Divisão de Habilitação do Detran/RS, Letícia Lemos, detalhou cronograma de implantação e dados que serão registrados na aula prática, permitindo a supervisão (veja a apresentação no anexo). A Diretora Técnica, Carla Badaraco, referiu-se à novidade como uma ferramenta pedagógica, capaz de aproximar candidatos, instrutores e examinadores ao Detran/RS, qualificando e tornando mais transparente o processo de habilitação. Já o Diretor-Geral Ildo Szinvelski acrescentou ao maior controle e transparência também segurança e fidedignidade.
O registro das aulas em sistema informatizado está previsto em legislação federal. No Rio Grande do Sul, ele será complementado pela filmagem. O objetivo é permitir maior controle e segurança ao processo de habilitação, além de agilidade no registro, redução de erros e a possibilidade de extração de relatórios estatísticos detalhados. Os relatórios – com as faltas mais cometidas, por exemplo – vão fornecer subsídios para a qualificação do processo de habilitação.
Junto com Alvorada, Bom Princípio, Butiá, Cachoeirinha, Canoas, Campo Bom, Charqueadas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Feliz, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Coroas e Viamão serão os primeiros a implantar a filmagem.
O sistema
O registro eletrônico será implantado nas aulas práticas de direção para todas as categorias, exceto moto. O instrutor utiliza o tablet para registrar os dados da aula. Durante o trajeto, controlado pelo GPS, são marcadas as faltas e eventuais infrações cometidas. Uma câmera, instalada no interior do veículo, grava áudio e vídeo de toda a aula.
O trajeto do veículo, assim como as informações registradas pelo instrutor durante a aula, podem ser acompanhados pelo Centro de Formação de Condutores e pelo Detran/RS. O sistema também envia cinco fotos em momentos aleatórios da aula ou quando o veículo para por muito tempo.
Após o percurso, o instrutor registra os tópicos abordados durante a aula e realiza a avaliação junto com o aluno. Cada aula gerará um relatório que conterá todos os dados registrados no tablet, GPS, fotos e filmagem. Esses dados servirão para fins de supervisão, fiscalização e auditoria, buscando qualificar o processo de habilitação.
Veja o passo a passo ilustrado na apresentação em anexo.