Operação Desmanche em Taquara vistoria estabelecimentos credenciados
Publicação:

A 110ª Operação Desmanche foi desencadeada nesta terça-feira (4/4) em Taquara. Dois Centros de Desmanche de Veículos (CDVs), credenciados junto ao Detran, e um depósito anexo, foram vistoriados pela força-tarefa dos Desmanches. Os locais apresentaram irregularidades e serão notificados para regularização, assim como o depósito que não estava de acordo com a Lei dos Desmanches, apresentando risco de crime ambiental e irregularidades com o PPCI.
A Operação foi realizada em cooperação a dois cumprimentos de mandados de busca e apreensão da Polícia Civil. A 1ª Delegacia de Repressão a Roubos (1ª DR) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) identificou os estabelecimentos como suspeitos de lavagem de dinheiro e Desmanche de Veículos irregulares. A ação foi parte de outros cumprimentos de mandados do DEIC, executados nesta terça-feira (leia a matéria aqui).
O proprietário dos estabelecimentos foi alvo da investigação da Polícia Civil. Uma arma foi apreendida e o proprietário do armamento, que não possuía porte, foi encaminhado para a delegacia. Um motor com numeração suprimida também foi recolhido pela PC. Os estabelecimentos foram notificados por irregularidades e deverão ficar fechados até regularização para a atuação.
O coordenador da força-tarefa, major Jefferson Eroni Gonçalves, reforçou que a fiscalização de CDVs credenciados também é uma das iniciativas da força-tarefa dos Desmanches. "Vistoriamos os estabelecimentos para garantir o cumprimento da lei vigente. Nessas fiscalizações o material não é recolhido, apenas quando há indícios de furto/roubo", explicou.
A Força-Tarefa dos Desmanches faz parte das políticas públicas que coíbem a venda de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações. O trabalho é coordenado pela SSP em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar, CEEE Equatorial, além da empresa Gerdau, parceira no recolhimento da sucata.
Durante este período, foram realizadas 109 edições, visitados 63 municípios, 157 desmanches interditados, 88 presos em flagrante, 7954 toneladas de sucatas apreendidas e com mais de R$ 1.355.993,72 em multas aplicadas.
Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Ascom/SSP