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Operação Balada Segura apresentada na Câmara dos Vereadores da Capital

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Operação Balada Segura apresentada na Câmara dos Vereadores da Capital
Operação Balada Segura apresentada na Câmara dos Vereadores da Capital

Com o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre praticamente completo, o Grande Expediente da tarde desta segunda-feira (31) foi dedicado à Operação Balada Segura, parceria firmada entre Detran/RS, EPTC, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, ligado ao Gabinete do Vice-Governador.

A proposição do tema ocorreu por iniciativa do vereador Waldir Canal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Câmara.
Presidindo a sessão, a vereadora Sofia Cavedon destacou a satisfação da casa do povo em acolher o tema da acidentalidade. Diversos vereadores declararam seu apoio à causa, entre os quais Carlos Todeschinni, que comparou a mortalidade de 50% por armas de fogo entre as vítimas de violência com os números de vítimas fatais do trânsito, e Fernanda Melchiona, que sugeriu à EPTC um maior número de linhas de ônibus.

O Vice-Governador Beto Grill informou que o tema foi destaque desde o princípio da construção do plano de governo, pois foi considerado que a equação necessária à solução dos problemas do trânsito precisava harmonizar e potencializar esforços preexistentes.

O Diretor Presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, além de apresentar a estrutura e os resultados da Operação, centrou sua fala na necessidade do cidadão recuperar sua dimensão como protagonista da sua própria vida, aí incluída a sua segurança no trânsito. Destacou que o trânsito é um espaço social que reflete todas as relações que por ele circulam, daí sua complexidade e o caráter comportamental relacionado aos acidentes.

Vanderlei Capellari, como Diretor Presidente da EPTC, lembrou que quando as ações são planejadas e conjugadas, os resultados são positivos. Ele confirmou que anteriormente havia de um a dois óbitos nas noites do final de semana na Capital, e que isso não mais tem ocorrido. Destacou que as vítimas dividem-se de modo geral em 40% de pedestres, 40% de motociclistas, 3% de ciclistas, menos de 1% de carroceiros e que, portanto, não são os condutores que estão sendo vitimados no espaço urbano, mas sim estão causando vítimas, basicamente ao ignorar a sinalização nos cruzamentos e trafegando em excesso de velocidade.

O Promotor Davi Medina, representando o Ministério Público Estadual, falou da dificuldade em lidar com os crimes vinculados ao álcool. Ele acredita que os crimes de trânsito são dolosos e assim deveriam ser tratados, pois o carro é uma arma que todos podemos portar. Segundo ele, uma das razões da resistência contra essa visão é que o criminoso de Trânsito não é normalmente um marginalizado social. Ele é favorável a formas de prestigiar o agente fiscalizador, pois assim estará sendo dada a verdadeira importância à segurança no trânsito.

O vereador Waldir Canal, autor da proposta ao Grande Expediente, destacou a adesão de praticamente todos os vereadores ao tema. Ele comentou que se fala em veículos em mau estado, quando os problemas maiores são causados por más condições do condutor. Ele colocou a Frente Parlamentar à disposição dos órgãos de trânsito para participar de ações pela segurança.

 

 

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