Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

O DetranRS do futuro

Publicação:

Foto vertical à direita mostra homem de cabelos castanhos, barba e óculos ventindo um terno cinza
Rafael Mennet, diretor-geral adjunto do DetranRS

Rafael Mennet, advogado, servidor de carreira da Autarquia e atual diretor-geral adjunto 

Neste 22 de janeiro, a lei maior da área de trânsito completa 25 anos em vigor. Considerado bastante avançado já quando foi aprovado em 1997, o Código de Trânsito Brasileiro já foi alterado por nada mais nada menos que 43 leis, representando um grande desafio para os gestores de trânsito. Desde a sua criação, seis meses antes da vigência da nova lei, o DetranRS vem se destacando por ser um modelo na aplicação das normas do Código.  

Ao longo dos seus quase 26 anos de vida, a enxuta autarquia gaúcha implementa dentro dos prazos todas as inovações legislativas. Mas não queremos usar essa data para olhar para trás. A partir da instituição sólida que construímos, buscamos avançar em um verdadeiro reposicionamento institucional, com foco no cidadão, atendimento de qualidade e uma forte parceria com a Segurança Pública, pasta a qual somos vinculados. 

Além da segurança no trânsito, o DetranRS tem contribuído sobremaneira para a redução dos índices de criminalidade no RS. Resultados históricos foram alcançados com a integração das forças de segurança, o DetranRS sendo fundamental na regulamentação da atividade de desmanche automotivo que inviabilizou a venda irregular de peças usadas no Estado. 

Foco no cidadão significa mais resultados e mais entregas para tornar mais fácil a vida das pessoas. O papel está em extinção e todo serviço em que não for absolutamente necessária a presença do usuário, será feito online. Também queremos avançar na regionalização, otimizando recursos e levando os serviços para mais perto das pessoas. Ferramentas de compliance não podem faltar no DetranRS do futuro. Não há outro caminho que não o da transparência e ética irretocável ao lidar com a coisa pública. 

Hoje já somos o órgão estadual com o maior número de serviços digitais e somos referência para outras UFs por soluções inovadoras implementadas no RS. Um exemplo é o nosso processo de reciclagem veicular, que impediu o colapso do sistema de depósitos e é parte fundamental das operações de fiscalização dos desmanches ilegais, já que as peças apreendidas não voltam ao mercado. 

Buscamos obsessivamente soluções criativas para os problemas dos gaúchos, sejam eles novos ou antigos. O objetivo é tornar-se o Detran mais inovador do país, movendo as placas tectônicas da burocracia para oferecer mais facilidades e menos aborrecimentos aos condutores e motoristas. Isso tudo sem abrir mão da segurança. Os próximos anos serão, com certeza, de muitas novidades. Aguardem! 

DetranRS - em defesa da vida