Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novas bancas de examinadores da Brigada Militar começam esta semana em Passo Fundo

Publicação:

Arte horizontal colorida contendo uma foto em destaque em um círculo à direita onde está um examinador de trânsito de costas e ao fundo um carro de autoescola fazendo baliza. À esquerda em blocos retangulares, o texto: plano emergencial. Exames de direção com bancas da Brigada Militar. Próximos municípios atendidos serão Passo Fundo, Pelotas e Porto Alegre
Brigadianos já tem experiencia na função e atuam nos turnos inversos ao do patrulhamento

O DetranRS anuncia, nesta segunda-feira (21), a contratação de mais 16 examinadores da Brigada Militar, que vão reforçar o plano emergencial para atendimento da demanda de exames de direção. As novas bancas, que participaram de curso de atualização com a Escola Pública de Trânsito na semana passada, começam no município de Passo Fundo. Serão quatro brigadianos atuando nas manhãs de terça (22), quarta (23) e quinta (24), com capacidade de atendimento de 180 provas nesses três turnos. As bancas de examinadores do DetranRS seguem trabalhando normalmente, contando com o reforço da Brigada. 

Depois de Passo Fundo, as bancas da Brigada Militar atendem Pelotas, nos dias 25 e 26, e Porto Alegre no dia 26. No mês de dezembro, estão previstas novas agendas em Passo Fundo e atendimento aos candidatos de Nonoai. Caxias também terá agendas com brigadianos durante todo o mês de dezembro, às quartas, quintas e sextas, com cinco profissionais, uma capacidade de 75 provas por tuno.   

Plano emergencial 

O DetranRS nomeou 42 policiais militares com formação de examinadores de trânsito para ampliar a oferta de provas praticas para a categoria B (carro). Os brigadianos atuam em turno inverso ao de trabalho, sem prejudicar o patrulhamento.  Os militares já têm experiência como examinadores de trânsito, pois atuam no Centro de Formação de Condutores da Brigada. Outros cinco brigadianos formados na função serão nomeados na semana que vem. 

Entenda 

A demanda atípica por exames práticos de direção é resultado da suspensão dos prazos pra conclusão do processo de habilitação devido à pandemia. O prazo esteve suspenso desde outubro de 2020, totalizando mais de 36 meses de vigência de inscrições, diferente dos usuais 12 meses. Recentemente, o prazo foi prorrogado até 31 de dezembro de 2023. Com isso, o número de candidatos ativos no processo aumentou muito (cerca de 70% estão abertos a mais de um ano) e, consequentemente, as tentativas de aprovação na prova prática. Quem antes fazia uma ou duas tentativas, hoje pode seguir fazendo. 

O DetranRS também registrou um aumento na procura pelo serviço de habilitação durante a pandemia. O número de serviços de primeira habilitação, que foi de 20 mil em 2019, passou para 32 mil em 2020 e quase 38 mil em 2021, aumentando muito a demandas por provas. 

Para atender esse aumento de demanda, o DetranRS adotou uma série de medidas. Com a aprovação do pagamento de horas extras, foi possível oferecer vagas também aos sábados e em horários estendidos em dias de semana. Com isso, o Detran aumentou 40% a média mensal de provas em 2022, chegando a 2,4 mil provas aplicadas por dia. Com o reforço da Brigada Militar previsto até final de 2022, a estimativa é ampliar ainda mais as vagas disponibilizadas. 

DetranRS - em defesa da vida