Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Levantamento inédito mapeia riscos dos acidentes de trânsito nos municípios

Publicação:

Foto de carro amassado em estrada com o título Diagnósticos da acidentalidade nos municípios e logo do DetranRS
DetranRS divulga estudos durante a Semana Nacional de Trânsito

Caxias possui muitas colisões com objetos fixos, Gravataí registra a maioria dos acidentes em rodovias, Pelotas se destaca pelos acidentes com motociclistas, especialmente jovens. Em Rio Grande, o maior problema são os acidentes com pedestres idosos, e em Novo Hamburgo, os acidentes em vias municipais no turno da noite. Os dados são de um levantamento inédito do DetranRS divulgado nessa Semana Nacional de Trânsito, incluindo pela primeira vez os acidentes de trânsito com lesão corporal e com danos materiais, além dos acidentes fatais, que já eram analisados pela Autarquia. A base de dados é o Sistema Consultas Integradas, da Secretaria de Segurança Pública.

Os diagnósticos do DetranRS visam subsidiar as prefeituras para atuar com mais precisão nos problemas específicos de cada localidade. Em um primeiro momento, foram realizados estudos dos 34 municípios que integram o Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre – GGIM POA –, dentro do programa RS Seguro, do Governo do Estado, e outros 16 com alto índice de acidentalidade, totalizando os 50+. Essa amostra representa 63% da frota registrada no Estado e concentra 51,8% dos acidentes fatais entre 2010 e 2019. Porto Alegre, embora entre nos 50+, não teve os dados analisados, pois já conta com um diagnóstico qualificado realizado pela EPTC e pela equipe do Programa Vida no Trânsito.

Foram analisados todos os 8.708 acidentes fatais no período de 2010 a 2019, além de um total de 62.648 acidentes com lesão e 134.317 ocorrências com danos materiais dos últimos três anos. Os diagnósticos individualizados dos 50 municípios foram encaminhados às Secretarias de Trânsito das prefeituras, oferecendo assessoria para a avaliação dos dados e desenvolvimento de intervenções de engenharia, educação ou fiscalização.

Os municípios podem também solicitar ao DetranRS e à Secretaria Estadual de Saúde a inclusão no Programa Vida no Trânsito, iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito. O programa, que analisa minuciosamente a acidentalidade nas localidades e propõe soluções específicas, trouxe ótimos resultados em Porto Alegre e deve ser estendido para outros municípios do Estado.

O diretor-geral do DetranRS Enio Bacci reforça o convite para os municípios analisarem os diagnósticos realizados e coloca o DetranRS à disposição para, em parceria com as equipes locais, desenvolver ações mais efetivas de prevenção da acidentalidade.

Lista dos municípios que receberam o diagnóstico:

ALEGRETE

ALVORADA

BAGÉ

BENTO GONÇALVES

CACHOEIRA DO SUL

CACHOEIRINHA

CAMAQUÃ

CAMPO BOM

CANGUÇU

CANOAS

CAPÃO DA CANOA

CARAZINHO

CAXIAS DO SUL

CRUZ ALTA

DOIS IRMÃOS

ERECHIM

ESTEIO

GRAVATAÍ

GUAÍBA

IGREJINHA

IJUÍ

ITAQUI

LAJEADO

MONTENEGRO

NOVO HAMBURGO

PANAMBI

PAROBÉ

PASSO FUNDO

PELOTAS

RIO GRANDE

SANTA CRUZ DO SUL

SANTA MARIA

SANTA ROSA

SANTANA DO LIVRAMENTO

SANTO ÂNGELO

SÃO BORJA

SÃO GABRIEL

SÃO LEOPOLDO

SÃO LOURENÇO DO SUL

SAPIRANGA

SAPUCAIA DO SUL

TAQUARA

TEUTÔNIA

TORRES

TRAMANDAÍ

TRIUNFO

URUGUAIANA 

VENÂNCIO AIRES

VIAMÃO

DetranRS - em defesa da vida