Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Laudo de Junta Médica Especial

Como eu solicito laudo na junta médica do DetranRS?

A Junta Médica Especial do DetranRS realiza exames de pessoas que possuem deficiência física e que estejam realizando um serviço de habilitação (primeira habilitação, renovação de CNH, adição ou mudança de categoria ou desbloqueio, etc.).

O exame na Junta se destina exclusivamente para a habilitação de condutores. Quando o médico no CFC (Centro de Formação de Condutores) verifica que o candidato possui restrição severa na mobilidade de um ou mais membros utilizados na direção veicular, é feito o encaminhamento para exame na Junta Médica Especial. Para ser atendido, o candidato encaminhado para exame na Junta deve solicitar o agendamento no CFC em que está sendo realizado seu serviço.

Importante destacar que a Junta não se destina à emissão de laudos para o encaminhamento de pedidos de isenção de impostos para a compra de veículos automotores. Mas, quem foi avaliado por Junta Médica Especial ou Recursal do DetranRS pode solicitar o laudo médico logo após receber o resultado no dia e local onde o exame foi feito. Depois disso, pode solicitar uma 2ª via do laudo, conforme orientações neste link.

DetranRS - em defesa da vida