Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Informação sobre exame prático

Descrição

O exame prático de direção veicular é uma etapa exigida para determinados serviços de habilitação, tais como primeira habilitação, mudança de categoria, adição de categoria e após condenação judicial por delito de trânsito ou envolvimento em acidentes graves.

O exame prático será realizado de acordo com a categoria de habilitação pretendida pelo candidato:

  • ACC;
  • Categoria A;
  • Categoria B;
  • Categorias C, D e E.

CONSULTE AQUI o calendário de exames práticos por Regional do RS.

Pré-Requisitos

Pagamento dos valores correspondentes e agendamento prévio no CFC.

Etapas para realização do serviço

  1. Após a conclusão das etapas anteriores, solicite o agendamento da prova prática no CFC;
  2. Verifique data, hora e local agendados e compareça para a sua realização com antecedência (atrasos não são tolerados);
  3. Antes da prova o Examinador de Trânsito do DetranRS fará a identificação do candidato e autorizará o início do exame.
  4. O resultado do exame prático é informado pelo examinador, ao final da prova.

Observação: O candidato tem a opção de consultar o resultado e de imprimir o seu certificado diretamente no site do DetranRS, via Central de Serviços.

Documentos Necessários

  • Documento oficial de identificação válido;
  • Comprovante de agendamento de exame prático emitido pelo CFC.

DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO VÁLIDOS:

1. Carteira de Identidade Civil RG;
2. Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, dentro do prazo de validade como Exército Brasileiro, Aeronáutica, Marinha;
3. Carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos, dentro do prazo de validade;
4. Carteiras de órgãos de classe e fiscalizadores de exercício profissional, como ordens, conselhos, entidades(OAB, CRM, CRP, CRO, CREA, MEC, COREN, CRA, etc.), dentro do prazo de validade, quando houver;
5. Passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade;
6. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) modelo novo, com foto digitalizada;
7. Permissão para Dirigir, Permissão Internacional para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação.
8. CNH digital - solicita-se que o aplicativo seja acessado pelo candidato em frente ao examinador de trânsito ou fiscal de prova, na hora exata da identificação. A CNH digital funciona mesmo sem conexão com a internet, bastando acessar o app e digitar a senha para a visualização do documento. A funcionalidade deve ser testada previamente, a fim de que não haja imprevistos na hora da identificação no momento do exame, para não prejudicar a realização do teste.
9. Carteira de Identidade de Estrangeiro dentro do prazo de validade (RNE - Registro Nacional de Estrangeiros/MRE (Ministério das Relações Estangeiras) ou protocolo SINCRE (Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiros), este último desde que tenha validade igual ou superior ao prazo do RENACH (12 meses) e acompanhado de tela de consulta impressa do SINCRE e declaração da situação do estrangeiro expedida pela unidade da Polícia Federal da área de circunscrição do interessado.

Observações:
  • O documento deverá conter a fotografia do identificado e poderá ser recusado se o tempo de expedição e/ou mau estado de conservação impossibilitarem a identificação. Não pode conter rasuras nem sinais de adulteração, bem como não pode ser replastificado e nem conter abertura na plastificação.
  • Havendo alteração nos dados pessoais do identificado, tais como mudança no estado civil, reconhecimento de paternidade, data de nascimento, etc. o documento de identificação a ser apresentado já deverá conter a devida alteração.

Quanto custa?

A taxa para o exame prático é R$ 84,97. Há ainda a cobrança de aluguel de veículo pelo CFC, cujo valor varia conforme a categoria pretendida. O valor total a ser pago dependerá do serviço que o candidato pretende realizar.

Observação: Em caso de reprovação, a taxa do primeiro reteste tem valor reduzido para R$ 42,48 para candidatos reprovados que agendarem o exame em até 30 dias, a contar da data da primeira reprovação. A prova deverá ser realizada no período de 12 meses contados a partir da abertura do respectivo serviço de habilitação.

Onde pagar?

A GAD-E da taxa é paga através dos bancos conveniados: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Santander, Sicredi, ou nas Lotéricas da Caixa. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (BB), etc.

Valores referentes aluguéis de veículos são pagos diretamente no CFC.

Onde Fazer?

O processo de habilitação deve ser feito em um CFC (Centro de Formação de Condutores) do município de residência ou domicílio do candidato.

DetranRS - em defesa da vida