Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador lança novo site do DetranRS

Publicação:

site materia
Site foi lançado em evento no Palácio Piratini - Foto: Douglas Mafra_DetranRS

Em evento na tarde dessa terça-feira (04) no Palácio Piratini, o governador José Ivo Sartori, o diretor-geral do DetranRS Paulo Roberto Kopschina e o diretor técnico da Procergs Sérgio Dalanhol lançaram o novo site da Autarquia. Totalmente reformulado, o www.detran.rs.gov.br prioriza as seções mais acessadas, reduz o número de cliques necessários para se chegar às informações e adota uma linguagem mais didática.

A reformulação foi pensada a partir de um mapeamento profundo do comportamento do usuário no antigo site, que detectou 98% dos acessos para a realização de consultas ou para o esclarecimento de dúvidas sobre serviços. Isso ensejou uma mudança conceitual, com uma reorganização completa da hierarquia da informação, que agora está totalmente voltada ao que o cidadão efetivamente procura na página.

“Neste novo caminho que tomamos, estimamos que em cerca de 80% dos casos o cidadão encontrará com apenas um clique aquilo que precisa”, ressaltou Kopschina. “Esse trabalho de reconstrução foi, portanto, muito corajoso, porque mudar nunca é fácil. Mas para conseguirmos resultados diferentes, às vezes é necessário que tomemos caminhos diversos. Embasados tecnicamente em estudos e mapeamentos, foi exatamente isso que fizemos. O novo site é somente um aperitivo do que está por vir.”

Na apresentação do site, o coordenador de Comunicação Social do DetranRS Eduardo Manica explica que, além da nova distribuição intuitiva e simplificada das informações em um layout minimalista e moderno, outra característica marcante da nova página é a responsividade, ou seja, o ajuste pleno a quaisquer dispositivos, especialmente aos smartphones, que já são o meio majoritário de ingresso ao portal.

Para o governador José Ivo Sartori, o momento é singelo, parece simples, mas é de uma grandiosidade que a gente não mede. “Essa ação de hoje vai na direção de tudo que queremos fazer para a desburocratização do Estado. Isso é o que todo mundo pretende, ter um governo na palma da mão.” Sartori citou também a Junta Digital do RS, a licença ambiental online, o Facilita RS e outras iniciativas nesse sentido. “Hoje o DetranRS também dá um passo importante em direção ao futuro e em sintonia com a necessidade das pessoas.”

O novo site não se destaca apenas pela melhor navegabilidade, mas também pelo didatismo na prestação de informações. A série de tutoriais “Detran Explica”, em formato de animação, vem para ilustrar de forma leve os principais procedimentos que suscitam dúvidas no público em geral. Quatro vídeos da série são acessíveis pela capa do site, e o repositório completo, formado por 15 vídeos, pode ser acessado em youtube.com/detranrsoficial.

Outra novidade é a disponibilização de uma versão inicial de um chat de atendimento, que conta com uma assistente virtual que se utiliza de inteligência artificial para ajudar o cidadão na busca por informações. A ferramenta está em fase de testes e será alimentada de acordo com o perfil das dúvidas dos usuários, mas também permitirá, em horário comercial, conversar em tempo real com um atendente do DetranRS.

DetranRS - em defesa da vida