Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Força-Tarefa Desmanche combate o comércio ilegal de peças automotivas no Litoral

Publicação:

Foto de servidores d segurança pública em ação ao ar livre, no pátio do desmanche irregular, à luz do dia
91ª Operação Desmanche realizada em Imbé - Foto: Divulgação SSP/RS

POR ASCOM SSP/RS

A Operação Desmanche apertou o cerco às fontes que alimentam a receptação de carros roubados no Estado. Na manhã desta quinta-feira (16), a Força-Tarefa formada por agentes da Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Brigada Militar, Bombeiros, Instituto-Geral de Perícias e Detran, localizaram um comércio clandestino de peças automotivas no balneário Albatroz, em  Imbé. O desmanche funcionava às margens da rodovia ERS 786, conhecida como interpraias, um dos principais caminhos utilizados pelos veranistas no litoral Norte do Estado.

Com o apoio de um helicóptero do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, mais de 20 agentes vistoriaram o local. Durante a ação foram localizadas dezenas de carcaças de carros, peças automotivas sem procedência e indícios de crime ambiental por infiltração de combustível no solo. Dois homens que haviam mandados de prisão ativos (um procurado por estupro de vulnerável e outro por processo sob segredo da Justiça) e que estavam no local foram presos.  O desmanche foi interditado e as peças apreendidas. A estimativa é de que, ao final dos trabalhos, a sucata irregular recolhida alcance o volume de 20 toneladas.

A Operação Desmanche é uma das principais políticas públicas para enfrentar o roubo e furto de veículos. Em 2019, esse tipo de delito caiu mais de 30% no Estado. Desde a sua criação, em 2016, a Força-Tarefa já vistoriou 50 municípios gaúchos, interditou mais de 130 estabelecimentos irregulares e apreendeu mais de 7 mil toneladas de peças automotivas sem procedência.

DetranRS - em defesa da vida