Evento busca qualificar aprendizagem na habilitação de condutores
Publicação:

Diretores de Ensino de Centros de Formação de Condutores do RS reuniram-se nesta segunda-feira (23) para um evento de qualificação do ensino para formação de condutores. O encontro foi promovido pelo DetranRS e SindiCFC e aconteceu no auditório do SESC Protásio Alves. Técnicas pedagógicas avançadas, novas ferramentas/tecnologias e atualização da legislação estiveram entre os temas abordados. O Seminário Estadual para Diretores de Ensino faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito no Estado.
Na abertura, o diretor-geral do DetranRS Edir Domeneghini, enalteceu a iniciativa do SindiCFC em promover o Seminário e ressaltou a importância da qualificação do processo de habilitação para que condutores cada vez mais educados e conscientes ocupem as vias do RS.
O evento transcorreu ao longo de todo o dia com uma variedade de palestras técnicas.
Qualificação pedagógica
A pedagoga Margareth Pereira, da Divisão de Habilitação do DetranRS falou sobre o trabalho realizado na Coordenadoria de Processo de Habilitação, área que atua bem próxima aos CFCs, realizando acompanhamento e apoiando aos diretores de ensino para o constante aperfeiçoamento dos processos pedagógicos. "Educar é transformar a realidade e o mundo. Nosso objetivo é formar um condutor responsável, não ensinar apenas o que precisa para passar na prova. E o diretor de ensino deve dar condições para que os objetivos da educação sejam atendidos. Ele deve planejar, acompanhar, ser o multiplicador dessa práxis com os instrutores, por meio de gestão eficiente, reflexão, teoria e aplicação prática (ação)", destacou Margareth.
Escola Pública de Trânsito
A evolução constante das tecnologias que impulsiona a mudança de comportamento na sociedade exige das instituições de ensino atualização constante. Por isso as educadoras da Escola Pública de Trânsito do DetranRS Carla Badaraco, Adriana Reston e Ivana da Silva trouxeram exemplos de recursos didáticos que podem ser explorados no CFC. Além disso, reforçaram a disponibilidade de inúmeros cursos oferecidos aos profissionais que atuam nos CFCs, pautados em metodologias ativas e diferenciadas a serem aplicadas à formação de condutores, que representam a realidade de alunos, diretores e instrutores. As inscrições para os cursos se dão por meio do portal https://escola.detran.rs.gov.br/.
Formação de condutores
O chefe da Divisão de Habilitação do DetranRS trouxe a debate questões complexas enfrentadas nos Centros de Formação de Condutores, tais como o monitoramento das filmagens das aulas, a análise dos índices de aprovação e reprovação dos candidatos, que podem ser influenciados pela conduta inadequada de alguns profissionais (como o uso de celular pelo instrutor durante a aula prática, por exemplo). Egídio reforçou a responsabilidade do diretor de ensino para estar sempre atento para gerenciar estas questões e também problemas internos da equipe.
A tecnologia a favor da qualificação do processo
A equipe da Divisão de Exames, formada por Paola Nascimento, Paula Licht e Ladyjane Oliveira detalhou todos os avanços já conquistados na área, tais como as comissões regionalizadas, a revisão dos fluxos internos, melhoria na comunicação e, principalmente, o uso de novas tecnologias no aprimoramento dos processos avaliativos. Novo layout de prova teórica - muito mais intuitivo e simplificado – bem como adoção de um novo sistema de conferência biométrica e registro de prova prática tornaram o processo mais seguro e mais célere. O que se busca é que a avaliação em si não seja um obstáculo para o avanço do aluno e tudo isso resulta em melhor atendimento ao cidadão, pois faz com que o candidato aprovado receba mais rápido a sua tão almejada habilitação.
Atendimento Procergs
Por serem credenciados ao DetranRS, os CFCs atuam por meio dos sistemas da autarquia, desenvolvidos em sua maioria pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), que ajudam a garantir a segurança e a lisura do processo de habilitação. Por isso, Ricardo Anello e Cristiano Souza, da companhia, trouxeram informações sobre agilidade na solução de eventuais problemas, canais de atendimento e dicas práticas para serem adotadas diante de situações específicas de indisponibilidades sistêmicas.
Desafios da eletrificação da frota
O diretor técnico do DetranRS Fábio Santos fez um alerta sobre uma nova realidade que se apresenta: a eletrificação da frota de veículos, que traz consigo uma série de desafios, especialmente na formação dos condutores. Isso porque dirigir esse tipo de veículo requer capacidades específicas, como o domínio da tecnologia, a habilidade da condução de carro automático (que não é praticada pelo aprendiz no CFC, pois a legislação não contempla), a percepção do ambiente externo, visto que o veículo elétrico não faz ruído.
Necessidade de aperfeiçoamento da legislação
Na sequência, o presidente do SindiCFC Vilnei Sessim falou sobre os entraves legais que precisam ser superados diante dessas questões levantadas pelo diretor Fábio. Normativas que regulamentam o processo de formação de condutores precisam passar a contemplar a utilização de veículos elétricos, que vêm de fábrica com câmbio automático. Por isso, o encerramento do encontro previu a elaboração da Carta do Seminário, com sugestões de aperfeiçoamento da legislação federal sobre o tema, que será redigida pelo SindiCFC de forma colaborativa, para envio à Senatran e ao Contran.