Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Escola Pública de Trânsito do DetranRS realiza primeira “Aula de Vida” com a Ônibas

Publicação:

Duas mulheres de máscara sorriem para a camera dentro de um ônibus. Ao fundo, sentadas, crianças sorriem com os braços levantados
Educadoras coordenaram a primeira viagem da Ônibas

Após o retorno das aulas presenciais, a Escola Pública de Trânsito do DetranRS também começa, aos poucos, suas atividades ao vivo. Nessa quarta-feira (24), durante o Encontro Nacional de Gestores de Trânsito em Gramado, estrearam a chamada “Aula de Vida” na simpática Ônibas. Isso mesmo: Ônibas, do gênero feminino, é o transporte oficial da Escola e foi batizada assim para enfatizar que no trânsito as mulheres se destacam pelo cuidado.

Alunos dos 2º e 3º anos da Escola Municipal Maximiliano Hahn participaram dessa primeira "Aula de Vida" e durante o trajeto puderam presenciar e receber das pedagogas da Escola noções de como se comportar no trânsito para preservar a Vida. Ao chegarem no Wish Serrano, onde acontece o evento, participaram de ações e dinâmicas educativas como o Cineminha na Terra do Kikito, seguido de um bate-papo com a equipe da Escola Publica de Trânsito .

A Ônibas da Escola Pública de Trânsito, nas palavras da Diretora Institucional do DetranRS Diza Gonzaga, não é um simples meio de transporte para levar os alunos até as atividades presenciais, é uma legítima sala de aula móvel. Os educadores da Escola transformam as janelas de vidro em telas, onde os alunos podem visualizar cenas reais do trânsito local e receber uma “Aula de Vida”. Como sempre diz a diretora Diza Gonzaga, ensinar a compartilhar o espaço público, seja de que forma a pessoa esteja se deslocando, é ensinar a preservar a Vida no trânsito. A diretora faz questão de ressaltar que a “Ônibas” é uma doação da Fundação Marco Polo.

A Ônibas não só está caracterizada de mulher, com cílios nos faróis, mas representa o feminino no trânsito. Não é apenas um símbolo de empoderamento, mas é porque, no trânsito, as mulheres realmente dão exemplo, e as estatísticas comprovam: 91% dos acidentes com mortes ou lesões graves têm um homem na direção”, explica Diza.

A "Aula de Vida" começou na saída da escola, onde foram construídas conjuntamente as regras de convivência durante o encontro. Antes da Ônibas dar a partida, os educadores convidaram os alunos a observarem a rua com o objetivo de ampliar o conceito de trânsito, chamando a atenção dos diferentes elementos que o constituem. A “Aula de Vida” contempla as formas de deslocamento e papéis que desempenhamos no trânsito (pedestre, ciclista, passageiro, motorista, etc...), perguntando quais eles exercem e o que sabem sobre eles. No trajeto, um guia turístico contou fatos históricos e curiosos sobre a cidade.

Chegando ao hotel, as crianças assistiram a episódios da série Mel e Belinha: a segurança do pequeno pedestre para assistir em família. Cada episódio trazia uma atividade pedagógica relativa a um tema específico sobre segurança no trânsito, sempre fazendo um link com a realidade deles. Ao final da atividade, a Ônibas levou a turma de volta a escola.

DetranRS - em defesa da vida