Encontro Nacional de Gestores de Trânsito inicia com otimismo pela retomada

diretor detranRS Enio Bacci
Anfitrião do evento, diretor-geral do DetranRS Enio Bacci relembrou o incêndio que atingiu o prédio da secretaria - Foto: DetranRS

Reunidos em Gramado para um grande evento sobre gestão de trânsito, diretores de Detrans e conselhos estaduais de trânsito de todo o país participaram ontem (23) da cerimônia de abertura no Centro de Convenções do hotel Wish Serrano. As falas foram em tom de otimismo pela retomada após o período de incertezas da pandemia. O evento conta com mais de 300 inscritos e 24 Estados representados.

Anfitrião do evento, o diretor-geral do DetranRS Enio Bacci lembrou do incêndio que atingiu a sede da Autarquia em julho deste ano. “ Em meio a este momento desafiador de reconstrução, aqui estamos nós, agora, neste grande evento, concebido e construído conjuntamente, sob a coordenação da Associação Nacional dos Detrans (AND). Aqui teremos a oportunidade de debater temas técnicos que ditarão rumos para o nosso trabalho. A programação é robusta e traz cases, conteúdos técnicos, debates e farto intercâmbio de conhecimentos. Teremos aqui certamente uma riquíssima experiência que irá transformar para melhor a nossa atuação enquanto gestores públicos, resultando na entrega de melhores serviços para a população dos nossos estados.”

Ernesto Mascellani Neto, diretor do Detran-SP e presidente da AND, promotora do evento, ressaltou que os gestores de trânsito precisam ser ousados nesse momento para superar a pandemia. “Precisamos ousar com responsabilidade, fazendo um trânsito mais seguro, mas também mais simples para o cidadão que demanda nosso serviço. Buscamos, via associação, criar uma sinergia, uma agenda comum para avançarmos mais rápido nesse sentido”.

Para o secretário nacional de trânsito Frederico de Moura Carneiro, a apresentação de boas práticas é um dos objetivos do encontro. “E o Rio Grande do Sul tem muito a ensinar quanto a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito. Aqui, eles tem 97% dos municípios integrados. No Brasil, os municípios que participam da gestão do trânsito são minoria. E o trânsito acontece nos municípios, mais de 50% dos acidentes acontecem em vias municipais. As prefeituras têm que estar envolvidas”.

Participaram ainda da mesa de abertura, o secretário adjunto da Segurança Pública do RS, Marcelo Frota; a deputada Liziane Bayer, representando a Câmara Federal; a deputada Franciane Bayer, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro na Assembleia Legislativa; o prefeito de Gramado Nestor Tissot , o presidente do CetranRS Sérgio Teixeira; e o presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito (Focotran) Frederico Pieroto Antunes.

Debates

Serão mais dois dias de debates com cinco fóruns paralelos. Além do 71° Encontro Nacional dos Detrans, acontecem também o 13° Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito, o Fórum Permanente da Lei Seca, o Encontro das Assessorias de Comunicação e o Encontro Nacional das Autoescolas.

O evento vai abordar temas do momento, como a Lei Geral de Proteção de Dados, novas tecnologias na formação dos condutores, cadastro positivo do motofretista e formação do motociclista, CNH no Ensino Médio, padronização de ações nas operações Lei Seca, projetos estaduais em educação para o trânsito, entre outros. Serão três dias de debates, onde os Detrans e Cetrans dos Estados poderão apresentar boas-práticas e palestrantes convidados trarão pautas que desafiam os gestores no trânsito no Brasil.