Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dois terços dos condutores gaúchos já usam a carteira de habilitação no celular

Publicação:

Condutora sorrindo e apresentando sua CNH na versão digital em seu celular
Documento tem a mesma validade jurídica que o impresso em território nacional

O Rio Grande do Sul atingiu hoje (14) a marca de três milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação geradas no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Esse número representa 65% de um total de 4.578.513 condutores gaúchos com a CNH válida, que já usam o documento no celular. O estado é o terceiro da federação com o maior número de documentos digitais, ficando atrás apenas de São Paulo, que já tem 10,2 milhões, e Minas Gerais, 3,6 milhões. Em todo Brasil, já são mais de 35 milhões de CNH-e emitidas.  

A CNH-e é uma versão eletrônica da carteira de motorista, que tem o mesmo valor jurídico do documento impresso, e seu uso é opcional. Uma de suas grandes vantagens é que ela pode ser baixada antes mesmo de chegar o documento impresso quando se habilitar ou renovar a CNH. Para isso, o condutor deve informar, quando da realização do serviço de habilitação, o número de telefone celular e endereço de e-mail. A CNH digital traz, ainda, informações que não constam no documento de papel, como a validade do exame toxicológico e os cursos especializados. 

Além de celulares, o documento digital pode ser gerado em tablets e outros dispositivos móveis, a partir do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, disponibilizado pelo Serpro. Antes de baixar o app no Google Play Store ou na App Store, o condutor deve ter cadastro no Portal de Serviços da Senatran. 

Atenção! 
O DetranRS, no entanto, faz um alerta para aqueles que optarem por utilizar o documento digital. Embora a CNH-e seja acessível off-line, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados, é preciso estar atento para a bateria e o correto funcionamento do aparelho. Para efeitos de fiscalização, se não for possível ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o condutor está habilitado e o equipamento estiver descarregado ou não estiver funcionando, será considerado que o condutor não está portando o documento.  

Veja como fazer sua CNH Digital neste link. 

Carteira Digital de Trânsito 

Além da CNH digital, a Carteira Digital de Trânsito reúne também os documentos do(s) veículo(s) de propriedade do motorista, possibilidade de adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica, além de uma série de serviços como indicação de condutor infrator,  início do processo de venda do veículo e adesão ao cadastro positivo de condutores. 

DetranRS - em defesa da vida