Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DetranRS terá escritório de inovação no Instituto Caldeira

Publicação:

Nove pessoas das equipes do Instituto Caldeira e do DetranRS posicionados em pé, em frente à sala destinada ao DetranRS
Direção e servidores estiveram no espaço na quinta-feira, dia 21, e foram recepcionados pela equipe do Caldeira - Foto: DetranRS

Com o objetivo de desenvolver um hub dedicado à inovação e à tecnologia, o DetranRS assinou termo de colaboração com o Instituto Caldeira. O escritório da autarquia, que ficará no terceiro andar do prédio, foi entregue quinta, dia 21, pelo diretor executivo Pedro Freitas Valério para os diretores Mauro Caobelli e Rafael Mennet.

A partir do Programa Membership, o DetranRS buscará ampliar as iniciativas de inovação internas decorrentes da implantação do seu Laboratório de Inovação. O ambiente de inovação e de tecnologia do Caldeira vai proporcionar troca de experiências, desenvolvimento de atividades, estudos de casos, encaminhamento de soluções, compartilhadas ou não, relacionamento intersetorial de diversos segmentos da sociedade e desenvolvimento de práticas e processos.

A autarquia, que após o incêndio na Secretaria de Segurança em 2021, trabalha em regime parcial de teletrabalho e está com um pequeno prédio no Centro Histórico, poderá utilizar os espaços de coworking (compartilhados e/ou exclusivos), salas de reuniões, ambientes de convivência (lounges, arquibancadas, etc.), bem como o escritório exclusivo no 3º andar. “Queremos dar a oportunidade aos colegas de experimentarem um ambiente com o qual não temos contato geralmente. A ideia é poder compartilhar conhecimento para também podermos exibir o Detran aos públicos com quem dialogamos”, explicou Mennet.

A filiação do DetranRS ao Instituto Caldeira terá a duração de dois anos, podendo ser renovado. O contrato observa o alinhamento dos propósitos do Instituto Caldeira aos objetivos estratégicos do DetranRS, como a busca de soluções e parceria para aproximar o órgão da sociedade por meio da melhoria dos processos e de serviços.

A participação e o fomento a ambientes de inovação compõem também parte do planejamento estratégico do Governo do Estado. Os elementos de troca de experiências, o desenvolvimento conjunto de soluções, a interação entre órgãos da administração pública e entidades privadas e, mesmo, o acompanhamento de tais interações, espera-se, provocararão mudança no comportamento organizacional capaz de transformar a prestação de serviços pelo DetranRS à sociedade.

“Estou esperançoso”, disse Caobelli. “Espero que a nossa equipe traga para cá muita vontade de criar e ousar. Que o espaço nos proporcione um lugar para pensar algo diferente. Espero que seja um ambiente feliz e criativo”. Ao que o diretor do Caldeira respondeu: “nosso papel aqui é incomodar vocês bastante, provocá-los a participar das atividades, reunir grupos nos espaços, trazer sugestões. Não adianta ter a sala. É preciso ter pessoas interagindo. Vocês são diferentes da maioria das empresas que temos aqui, então estamos muito felizes de recebê-los aqui para aprender com vocês também”.

DetranRS - em defesa da vida