DetranRS leva tecnologia para 39º Congresso de Municípios do RS

Bento Gonçalves sedia 39º Congresso de Municípios do RS

Aproveitando a reunião dos 497 prefeitos do Estado, o DetranRS levará para o 39º Congresso de Municípios do RS as novidades na área de tecnologia que vêm sendo utilizadas na fiscalização de trânsito. A Autarquia participa do evento promovido pela Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) nos dias 03 a 05 de julho no Hotel Dall´Onder em Bento Gonçalves.

Às 10h do dia 04 de julho, o diretor técnico do DetranRS, Fabio Pinheiro dos Santos, apresenta o RED Móvel, solução tecnológica que facilita o acionamento do guincho nas operações de fiscalização de trânsito. O sistema, que foi apelidado de “Uber dos guinchos”, agiliza o chamado do guincho, já que não precisa passar por uma Central telefônica. Também, devido ao uso de georreferenciamento por satélite (GPS), mostra a localização exata da ocorrência originária do chamado. O aplicativo do RED Móvel já é utilizado pelos municípios de Guaíba, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Gravataí, Pelotas, Santa Maria, Esteio e Novo Hamburgo.

O DetranRS também estará no Congresso com um estande da Balada Segura, convidando os prefeitos a aderirem ao programa. Hoje, são 35 municípios conveniados à Autarquia que realizam as blitze focadas na alcoolemia ao volante. O município que adere ao programa, ao mesmo em tempo que aumenta a segurança no trânsito, recebe um incremento de 20% no repasse das multas de competência estadual lavradas pelos agentes municipais.