Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DetranRS leva experiências educativas e debate mobilidade sustentável ao South Summit Brazil

Publicação:

Mulher respondendo o quiz do DetranRS, no totem do estande, no South Summit Brazil
Uma das atrações do DetranRS foi o quiz do trânsito seguro, com mais de duzentas participações diárias - Foto: DetranRS

DetranRS marcou presença no South Summit Brazil 2026, reforçando que inovação, tecnologia e educação caminham juntas na construção de um trânsito mais seguro e sustentável. O estande da Autarquia, localizado no espaço Marketplace, foi um dos mais movimentados do evento, ao oferecer experiências educativas e atendimento ao público. Simuladores de embriaguez, de sono e de uso do celular ao volante, quiz de trânsito seguro, demonstrações do teste do etilômetro e o esclarecimento de dúvidas dos participantes foram algumas das atividades oferecidas ao público que visitou o estande. 

No primeiro dia do evento, a instituição promoveu uma atividade exclusiva para o público interno. A Masterclass “Transformações em curso e caminhos à frente” teve como objetivo valorizar o trabalho inovador das equipes e refletir sobre os rumos do DetranRS diante dos desafios impostos pelas recentes alterações legislativas. 

Ainda no dia 25, o DetranRS apresentou um de seus cases de sustentabilidade: a experiência do Rio Grande do Sul na gestão do ciclo de vida veicular. Cristiano Medeiros, chefe da Divisão de Desmanches, setor responsável pela gestão das empresas de desmonte e reciclagem veicular no Estado, abordou o tema “Da sucata à peça legal: como a economia circular está transformando o setor automotivo”.  

Na quinta-feira (26), Diza Gonzaga e Escola Pública de Trânsito participaram do South Generation. A diretora institucional do DetranRS conversou com alunos da rede pública sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito. A Escola desenvolveu atividades junto ao público, incentivando bons comportamentos. A atividade ocorreu no período da tarde, no Instituto Caldeira.

Na sexta-feira (27), o DetranRS participou de dois momentos importantes da programação do SSB. Pela manhã, o diretor técnico Fábio Pinheiro dos Santos mediou a Innovation Session com o tema “Frotas elétricas: a próxima geração da mobilidade urbana”. Ao lado de Tomás Martins (CEO da Tembici) e Henrique da Costa Antunes (diretor de vendas da BYD), o debate abordou a evolução da frota brasileira e a consolidação da eletromobilidade. Entre 2023 e 2024, enquanto o crescimento nacional de veículos elétricos foi de 77%, no Rio Grande do Sul superou 80%, cenário que traz desafios, mas também inúmeras oportunidades. 

 à tarde, ocorreu o Fireside Chat “Vidas em Movimento: um olhar humano na gestão pública de trânsito”. Diza Gonzaga e Adriana Reston, da Escola Pública de Trânsito do DetranRS, refletiram sobre o comportamento humano no trânsito, responsável por milhares de mortes anuais no Brasil. A provocação central do debate foi: “Qual o valor de uma vida?”. A reflexão reforça a urgência de ações conjuntas entre poder público e sociedade para reduzir a sinistralidade. 

Durante o encontro, foi destacado o conceito do Vision Zero, filosofia de segurança viária criada na Suécia, que parte do princípio de que nenhuma morte ou lesão grave no trânsito é aceitável. O modelo propõe um redesenho sistêmico da mobilidade urbana, priorizando a vida humana e servindo de referência para iniciativas como as desenvolvidas pelo DetranRS no Rio Grande do Sul. 

DetranRS - em defesa da vida