Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DetranRS apresenta sua Escola Pública de Trânsito para outros Estados

Publicação:

A servidora do DetranRS Carla Badaraco Guglielmi no palco do evento, fazendo sua apresentação. No telão, o logo da Escola Pública de Trânsito da autarquia
O DetranRS, que completa 26 anos, em 1º de julho, foi convidado a mostrar seu modelo de Escola para todo país - Foto: Divulgação AND

Na semana do seu aniversário, o Detran do Rio Grande do Sul apresentou sua Escola Pública de Trânsito para representantes de Detrans de todo país. A autarquia gaúcha, que completou 26 anos em 1º de julho, foi convidada a mostrar o modelo adotado para todo país. A apresentação foi realizada no 76º Encontro Nacional dos Detrans, que acontece em Natal, Rio Grande do Norte, de 28 a 30 de junho. Promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), o evento conta com reuniões, fóruns, palestras técnicas, que proporcionam a troca de conhecimentos e experiências entre os departamentos estaduais de trânsito.  

Na manhã de sexta (30), Carla Badaraco Guglielmi, da direção da Escola Pública de Trânsito do DetranRS, mostrou como é a estrutura, organograma, princípios que norteiam e trabalho e o que é proporcionado à sociedade gaúcha. A Escola oferece inúmeras experiências (cursos, atividades, encontros, vivências) para os mais diversos públicos: ciclistas, pedestres, professores, profissionais da área de trânsito, credenciados, tanto presencialmente quanto na modalidade de ensino online. Tudo isso, com objetivo de promover a educação para o trânsito de forma permanente, contribuindo para a construção de uma cultura de preservação e valorização da vida. 

“As Escolas Públicas de Trânsito têm sua previsão legal no Código de Trânsito Brasileiro. Por força de lei, é um direito de todos e dever prioritário dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, portanto devem ser abertas ao público em todos os estados. Não só é possível implementar, como é o mais desejável por todos os cidadãos, porque somente com a educação, processo contínuo e sistemático, poderemos alcançar a tão almejada mudança de comportamento no trânsito”, destacou Carla. 

A diretora institucional do DetranRS Diza Gonzaga destaca a importância do trabalho da Escola no Rio Grande do Sul, que por enquanto vem atuando na modalidade online. "Temos como missão promover a educação para o trânsito de forma permanente, pelo exercício da cidadania. Agora, estamos empenhando nossos esforços para estruturar a sede da Escola Pública de Trânsito que, em breve, poderá abrir as portas à comunidade gaúcha, tendo a sua sede em Porto Alegre. A realidade que vai se impor ao Rio Grande de uma forma maravilhosa e abrangente é que a Escola poderá receber diariamente e presencialmente os mais diversos atores do trânsito. As crianças, pedestres, ciclistas, empresas, escolas, nossos credenciados e servidores do nosso Detran, todos serão contemplados com uma verdadeira aula de Vida. Nossa essência e nosso propósito é atuar em defesa da Vida, com princípios de equidade, com valores éticos visando uma melhor compreensão do sistema de trânsito. Desta forma acreditamos que a mudança de comportamento, que tanto almejamos será alcançada, e que assim possamos ter um trânsito mais humano, seguro e fraterno neste espaço público privilegiado onde nos deslocamos das mais diversas formas”. 

DetranRS - em defesa da vida